26 de abril de 2024

Solenidade de posse dos eleitos/discurso comovido do Prefeito Júlio César de Apiacás 01/01/2021

A solenidade de posse do prefeito e vereadores de Apiacás(9ª legislatura 2021-2024), ocorreu na Câmara Municipal de Apiacás, às 19horas do dia 01 de janeiro de 2021.

Essa solenidade estava prevista para o período da manhã às 09 horas, mas em função do velório do Ex-prefeito de Apiacás, Sebastião Silva Trindade(Tião Fera), ter sido na Câmara, então foi transferido a data para a noite.

Presidiu o cerimonial de posse a professora Kelly Balbino, com a participação da servidora da Câmara Andressa. O Hino Nacional foi executado e entoado pelos presentes em posição de respeito.

Houve a composição da mesa – presidente da Câmara Leilson Balbuíno Feitosa, Prefeito Eleito Júlio Cesar dos Santos e todos os vereadores eleitos, chamados nominalmente: Vilceles Gonçalves, Benício Lean Neto, Regina Pizoli da Silva, Valdomiro nunes Bernardes(Miro), Caroline Alváres Costa Torres, Leilson Balduíno Feitosa, Wellington da Silva Florêncio, Arnoldo Costa e Silva e José Lima dos Santos(Zezinho).

Vereador Vilceles Gonçalves, foi convidado a assumir a presidência da sessão solene, por ter sido o vereador mais bem votado com 297 votos.

Vilceles, ao assumir os trabalhos de presidente da sessão de posse, ele justificou a ausência da vice-prefeita eleita Fabiana Patrícia Leocádia Pessoa, por estar de atestado médico, em função de ter testado positivo ao Covid-19, mas passa bem. Conforme Lei orgânica, no prazo de 15 dias será marcado uma sessão solene de posse da vice-prefeita.

Os vereadores eleitos foram convidados a ficar em pé, para prestar o compromisso de posse. O compromisso foi lido: “Promete exercer, com dedicação e lealdade, o seu mandato, manter e cumprir a Constituição, observar as leis, defendendo os interesses do munícipio e bem geral de sua população” e em seguida cada vereador foi convidado a ir na tribuna e responderam “assim prometo”, Viceles, declarou empossados em seus cargos todos os vereadores presentes.

Em seguida Vilceles, convidou o prefeito eleito Júlio César dos Santos, a se dirigir a tribuna para prestar seu compromisso de posse: “Promete defender e cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município de Apiacás, observar as leis, promover o bem geral do munícipio e desempenhar com lealdade e responsabilidade o  mandato que me foi confiado pelo voto popular e por Deus”.  Júlio afirmou: “Assim o prometo”. Vilceles declarou empossado o prefeito e pediu para que ele assinasse o termo de posse lavrado pela secretária Alciene da Silva Demétrio.

Após a posse dos eleitos, o vereador Vilceles que presidia a sessão, realizou o trabalho para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. A chapa única foi apresentada com a seguinte composição: Presidente – Leilson Balduíno Feitosa; Vice-presidente – José Lima dos Santos(Zezinho); 1º Secretário – Vilceles Gonçalves e 2º Secretário – Wellington da Silva Florêncio.
Para a formação dessa chapa, a de se destacar, o apoio incondicional do Vereador Benicio Leal Neto(Neto da farmácia) – PP.

A chapa foi colocada em votação e foi aprovada pelos vereadores por unanimidade.

Vilceles, declarou aprovada a chapa única denominada “Legislar com Respeito e Transparência para todos”.

A palavra foi dada as autoridades presentes e aos que tomaram posse. O Ex-prefeito Municipal Adalto José Zago, manifestou um pequeno comentário sobre sua gestão de 8 anos frente ao Poder Executivo e colocou a disposição da nova gestão para serví-los naquilo que eles precisarem. Também usou da palavra o vereador presidente da Câmara Leilson Balduíno Feitosa, que parabenizou o ex-prefeito Adalto dizendo que foi um dos melhores prefeitos de Apiacás, entre outras considerações. Conclamou a união dos vereadores no desempenho da função e declarou apoio total ao novo prefeito Júlio César, sempre levando em consideração a independência dos poderes.

Todos os vereadores, exceto o vereador Miro, foram a tribuna manifestar sua alegria em fazer parte da nova legislatura para o munícipio de Apiacás. A maioria dos vereadores agradeceram os votos recebidos e proclamaram a importância de estarem unidos para desenvolverem o trabalho que a população espera. Declararam também, apoio ao Executivo municipal e esperam terem um bom relacionamento entre o Poder Legislativo e o Executivo, inclusive com todo o Secretariado. Mas deixaram bem claro a independência dos poderes ao tomarem decisões nas diversidades de situações.

O último a usar a palavra antes do encerramento da solenidade, foi o prefeito Júlio César. Como consta no vídeo acima, bem como, publicado por escrito abaixo:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO PARLAMENTO MUNICIPAL SR. LEILSON BALDUINO FEITOSA.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO ADALTO ZAGO E SUA ESPOSA SOLANGE ZAGO.

SENHORAS E SENHORES QUE ME HONRAM COM A SUA PRESENÇA NESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL DA MINHA VIDA.

SENHORAS E SENHORES VEREADORES ELEITOS QUE ACABARAM DE SER EMPOSSADOS.

MINHA QUERIDA ESPOSA KARYNE E MEUS FILHOS MATEUS E TIAGO.

MEU PAI AUGUSTO DOS SANTOS NETO E MINHA MÃE DONA LENINHA.

CIDADÃO E CIDADÃS APIACAENSES, PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE ESTAR AQUI, AGRADEÇO TAMBÉM A CADA ELEITOR O MANDATO A MIM CONFIADO PARA PODER REPRESENTAR O NOSSO POVO E OS INTERESSES DO NOSSO MUNICÍPIO.

DESDE A ÉPOCA EM QUE ESTIVE NO SINDICATO RURAL SEMPRE ME EMPENHEI EM SERVIR À POPULAÇÃO DE APIACÁS, TRAVEI GRANDES EMBATES E ACUMULEI EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS QUE ME DERAM A OPORTUNIDADE DE CRESCER E AMADURECER.

HOJE, AQUI ESTOU, FORTALECIDO, EMOCIONADO E PROFUNDAMENTE AGRADECIDO A DEUS, PELA MINHA VIDA, E AOS CIDADÃOS E CIDADÃS DE APIACÁS, QUE CONFIARAM A MIM A HONROSA MISSÃO DE GOVERNAR ESSE MUNICÍPIO, NESTE PERÍODO DE GRANDES DESAFIOS E, AO MESMO TEMPO, DE ENORME ESPERANÇA.

APROVEITO ESTE MOMENTO SOLENE E CONVOCO CADA UM DOS VEREADORES E VEREADORAS QUE COMPÕEM ESTE PARLAMENTO MUNICIPAL, PARA ME AJUDAREM NA MISSÃO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A QUALIDADE DE VIDA DA NOSSA POPULAÇÃO, LUTANDO TODOS OS DIAS COM MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO, PARA QUE POSSAMOS JUNTOS ESCREVER UMA PAGINA IMPORTANTE NA HISTÓRIA POLÍTICA DO NOSSO MUNICIPIO, SEMPRE PAUTADA NA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA E ACIMA DE TUDO HONESTIDADE.

SENHORAS E SENHORES VEREADORES, TEMOS, DIANTE DE NÓS, UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE FAZER UMA POLÍTICA SÉRIA, E ESTOU CERTO DE QUE ENFRENTAREMOS ENORMES DESAFIOS, MAS, SE TIVERMOS A SABEDORIA DE OUVIR A VOZ DO POVO, ALCANÇAREMOS ÊXITO EM NOSSOS OBJETIVOS, E, PELO EXEMPLO E PELO TRABALHO, LEVAREMOS AS FUTURAS GERAÇÕES A NOS SEGUIR NESTA TAREFA GLORIOSA.

PRETENDO DESENVOLVER UMA GESTÃO DE FORMA PARTICIPATIVA, PARTILHANDO O PODER, DE FORMA PROGRESSIVA, RESPONSÁVEL E CONSCIENTE, ONDE EU REAFIRMO MEU COMPROMISSO DE MANTER NOSSO MUNICÍPIO NO CAMINHO DO PROGRESSO E DA PROSPERIDADE.

A NOSSA EQUIPE DE SECRETÁRIOS FOI MONTADA DE FORMA TÉCNICA, SEM QUALQUER VIÉS POLÍTICO, INCLUSIVE SENDO MANTIDO ALGUNS SECRETÁRIOS DIANTE DE SUA COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO A FRENTE DE SUAS PASTAS, SEMPRE COM O OBJETIVO DE ATENDER DA MELHOR FORMA POSSÍVEL OS ANSEIOS DA NOSSA POPULAÇÃO.

PRETENDEMOS REALIZAR ALGUMAS REFORMAS ESTRUTURANTES IMPORTANTES PARA O NOSSO MUNICÍPIO, QUE SERÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE DAS CONTAS PÚBLICAS, TRANSFORMANDO O CENÁRIO ECONÔMICO E ABRINDO NOVAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS.

NOSSO MUNICÍPIO PRECISA CONTINUAR AVANÇANDO, PARA ISSO VAMOS LUTAR MUITO PELO NOSSO TÃO SONHADO ASFALTO INTERLIGANDO APIACÁS AO RESTO DO ESTADO, SEJAM PELA MT 160 OU PELA MT 206, O IMPORTANTE É FAZER ESSA LIGAÇÃO PARA QUE NOVOS INVESTIDORES VENHAM CONHECER NOSSO POTENCIAL PRODUTIVO.

TEMOS GRANDES POTENCIAIS ECONÔMICOS QUE PODEM SER EXPLORADOS COMO É O CASO DA NOSSA JAZIDA DE CALCÁRIO E AS RESERVAS MINERAIS, QUEREMOS FORTALECER E DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO AS OUTRAS BASES ECONÔMICAS IMPORTANTES PARA O NOSSO MUNICÍPIO COMO É O CASO DA MADEIRA, DO OURO, DA PECUÁRIA E DA AGRICULTURA FAMILIAR.

QUEREMOS DAR CONDIÇÕES PARA QUE TODOS OS SETORES PRODUTIVOS E O COMÉRCIO LOCAL CONTINUEM GERANDO EMPREGO E RENDA PARA NOSSAS FAMÍLIAS.

A PARTIR DE HOJE COMEÇAMOS UM TRABALHO ÁRDUO PARA REPRESENTAR O NOSSO MUNICÍPIO, SEJA NA CAPITAL DO ESTADO OU NA CAPITAL FEDERAL.

SENHORAS E SENHORES, COM A BENÇÃO DE DEUS, O APOIO DA MINHA FAMÍLIA E A FORÇA DO NOSSO POVO, TRABALHAREI INCANSAVELMENTE PARA QUE APIACÁS CRESÇA CADA VEZ MAIS, E SE TORNE UMA REFERENCIA NO ESTADO DE MATO GROSSO.

MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS.

No final da solenidade o Ex-prefeito Adalto Zago, entregou como de praxe, a chave da prefeitura ao prefeito Júlio César.         

Segue galeria de imagens da cerimonia de posse de 01/01/2021:

Comentários