20 de abril de 2024

Secretário destaca ampliação de leitos em apresentação na Assembleia Legislativa

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, compareceu, na manhã desta quarta-feira (27.05), em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para apresentar informações relativas às ações de enfrentamento ao coronavírus em Mato Grosso.

Na ocasião, o gestor apresentou as principais iniciativas do Estado e esclareceu questões colocadas pelos deputados da Casa de Leis.

O secretário enfatizou a ampliação de aproximadamente 280 leitos na Rede Estadual, já disponíveis especificamente para o tratamento de pacientes com a Covid-19, e divulgou o planejamento de ativação de leitos em todo o Estado. 

De acordo com a planilha apresentada, em junho, o Sistema Único de Saúde contará com 1.262 leitos estaduais, municipais e federais pactuados em Mato Grosso; isto é, estarão habilitados junto ao Ministério da Saúde.  

“O Governo do Estado não se acomodou e trabalha muito não apenas para reordenar leitos, mas também para criar novos leitos definitivos – como são aqueles do Hospital Metropolitano. Neste momento, precisamos de iniciativas que se somem a essas e ofereçam uma rede capaz de suprir a demanda, sem que seja afetada a rede de urgência e emergência”, avaliou o gestor. 

Além destes 1.262 leitos, Figueiredo apresentou a distribuição dos outros 70 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), viabilizados pelo Governo do Estado, que serão destinados aos municípios do interior do Estado.

Serão 10 vagas em UTI para cada um dos seguintes municípios: Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Peixoto de Azevedo e Tangará da Serra.

O secretário ainda frisou a recente chegada de 120 respiradores e 215 monitores adquiridos pelo Governo do Estado, ação que integrou a força-tarefa de ampliação de leitos em Mato Grosso. 

“A gestão estadual fez uma aquisição que logrou êxito, 120 respiradores que vão complementar o parque tecnológico da Saúde do Estado, dando eficiência aos leitos de UTI criados. Queremos ampliar a capacidade de atendimento, então esses respiradores complementam uma necessidade que nós já tínhamos e cria a oportunidade de ampliar mais leitos, caso necessário”, disse o secretário.

A retomada das cirurgias eletivas, os fluxos de atendimento e testagem, a utilização e distribuição da Cloroquina e as taxas de isolamento social em Mato Grosso também foram pautas da sessão plenária. 

O presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho, parabenizou a disponibilidade do gestor e avaliou a importância da apresentação. “Registro mais uma vez o nosso agradecimento, em nome de todos os deputados. Vamos fazer mais dessas ações aqui [na Assembleia]. Muito promissora essa interação com os deputados e meios de comunicação, através da ALMT”. 

O conteúdo da apresentação feita à ALMT pode ser acessado na íntegra, por meio do link disponibilizado ao final desta matéria.

Moção de aplausos

Durante participação em sessão, o secretário Gilberto Figueiredo recebeu uma moção de aplausos pelo serviço prestado, em meio à pandemia, ao Estado de Mato Grosso. A homenagem foi prestada pelo deputado Carlos Avallone (PSDB).

Fonte: www.mt.gov.br (27-05-20).

Comentários