26 de abril de 2024

Obra do Lago Municipal está parada por irregularidades no Projeto

O problema já foi assunto na tribuna da Câmara Municipal dia 09 de junho de 2021.

“Quanto o Logo Municipal, foi dito que, tem pessoas a favor e contra, devido o alagamento no loteamento existente ao lado, bem como sobre a ponte na Avenida Central, que ocorre problemas no período de enchentes fortes que invadem o comércio local nas proximidades. Foi dito que – o Projeto atual tem falhas(o próprio ex-prefeito Adalto/AMM já admitiram) e precisa ser refeito se quiser levar avante o projeto. O prefeito Júlio/equipe já tem conhecimento do problema e vão tomar as decisões cabíveis. Afirmaram.”

Na Placa da Obra consta: Início da Obra 16/07/2020 e término para 25-09-2021.
Falta aproximadamente só 3 meses.

Um Laudo técnico do Engº Jean da Prefeitura de Apiacás, datado de 23/03/21 e publicado no Diário Municipal “AMM/MT dia 24/03/21, informou à Administração atual, da necessidade de parar a obra até que o projeto seja refeito…

O Ex-Prefeito Adalto José Zago, deu Ordem de Serviço para a Firma ARP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES – EIRELI (Wellington Sant Anna Lopes) em 29/04/2020 para iniciar a Obra do Lago “Contrato nº 038/2020 -Valor contratual dessa Obra R$668.354,72. Prazo vigência do contrato 210 dias. A Ordem de Serviço foi publicada na AMM/MT EM 30-04-20.

Segue: Laudo Técnico do Engº Jean:

PREFEITURA MUNICIPAL DE APIACÁS /ADMINISTRAÇÃO. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA  – LAUDO TÉCNICO
Prezados Senhores;
O Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal de Apiacás vem através deste comunicar, o Prefeito Municipal Júlio Cesar dos Santos, juntamente com seu Departamento Jurídico para que possa tomar conhecimento e providência administrativa sobre o Contrato 038/2020, que tem como objeto a execução da Obra de Revitalização da Orla do Lago Municipal no Município de Apiacás – MT, conforme nº de Operação 1059577-95, nº Siconv 875965/2018 M.TUR/CAIXA.
Informo os senhores, que conforme o andamento de execução da obra, constatamos que o projeto aprovado é inexequível, solicito aos senhores a paralização da obra até que seja resolvido a correção do projeto. Informo também que não será paga nenhuma medição até que o projeto seja corrigido, aprovado e autorizado pela Caixa Econômica Federal. Portanto, se for dar continuidade a obra, solicito aos senhores que contrate uma empresa especializada ou até mesmo AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios) para a correção desses projetos. Afim de não causar prejuízos ao erário público, solicito urgência no processo.
Sem mais para o momento. Apiacás – MT, 23 de março de 2021. Atenciosamente;
Jean Garattini Vizzotto – Eng. Civil CREA MT 035714

Fonte: AMM/MT (24/03/2021).

Nota do Jornal O Porto: A Prefeitura na gestão do ex-prefeito Adalto José Zago, investiu com recurso próprio, um valor relevante para limpar o leito do córrego com maquinários “PC/caminhões”. Deu prioridade ao querer fazer lago, em vez de fazer manutenção na rede existente de água do Setor Pioneiro e colocar água tratada para a população. Tomara que o investimento já feito não fica perdido.

Comentários