03 de maio de 2024

UFMT oferece quase 5 mil vagas para graduação pelo Sisu

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibiliza 4.951 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao processo seletivo de ingresso para a graduação presencial 2021.

A seleção será feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas na noite de segunda-feira (29).

As vagas são para acesso no primeiro e segundo semestre letivo. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a UFMT, as vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, conforme a lei 12.711/2012.

Pela legislação, dentre outros, são divididas em candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos que, independentemente, da renda.

Também contempla, por exemplo, candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As regras seguem o artigo 14, II, da portaria normativa nº 18/2012.

Os candidatos interessados em fazer graduação presencial na UFMT deverão acessar o site do Sisu entre 6 e 9 de abril e realizarem sua inscrição nos cursos oferecidos pela instituição de ensino federal.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 13 do mesmo mês.

Nesta mesma data, com término em 19 de abril, será iniciado o prazo para participar da lista de espera, cuja convocação será feita pela UFMT no dia 23.

O período de matrículas da primeira chamada regular vai de 14 a 19 de abril.

Na UFMT, conforme o edital, este período será destinado a uma pré-matrícula, realizada completamente em modo online.

Os candidatos selecionados deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso 2021, que será disponibilizado na Central de Ingresso, mediante com os dados fornecidos pelo Sisu, e encaminhar os documentos especificados no edital.

As datas de chamadas regulares, bem como novas chamadas e editais estarão disponíveis na Central de Ingresso.

ENEM – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na segunda-feira (29), os resultados e dados finais do Enem 2020.

No total, foram 5.893.369 inscritos. Desses, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação.

A prova com a maior média geral foi a redação: 588,74.

Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) e 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas.

Entre as provas objetivas, a que teve maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98.

Matemática e suas tecnologias ficou com a média geral em 520, 73, seguida de ciências humanas e suas tecnologias, com 511,64, e ciências da natureza e suas tecnologias, com 490,39.

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal. Leia mais AQUI.

Fonte: Diário de Cuiabá (31/03/2021).

Comentários