06 de maio de 2024

Prefeitura de Apiacás fez Laudo Técnico sobre a rede de água do Setor Pioneiro e já começou a divulgar dia 08 de novembro na Rádio Selva FM – Chico Né discorda de grande parte do laudo

Dia 08 de novembro no Programa Boteco da Selva da Rádio Selva FM, o diretor da rádio Ailto João Zago(irmão do prefeito Adalto), já divulgou e comentou parte do laudo técnico. Fez elogios ao laudo técnico e ao prefeito Adalto e até pediu salva de palmas para o prefeito.

Como nem soltaram água na rede para fazer o teste, nem equipe com ferramentas e maquinário trabalhando na vistoria – o munícipe Francisco Pinto dos Santos(Chico Né), já de antemão, considerou falho o laudo técnico/vistoria.

Chico Né, ouvindo a notícia, na mesma hora mandou uma mensagem no WhatsApp para a rádio pedindo um espaço para dar uma opinião sobre o laudo, a mensagem foi visualizada, mas foi ignorada.

Não foi estranho para o Chico Né o diretor da rádio ficar em silêncio, por que dia 02 de julho deste ano, o prefeito foi na Rádio Selva FM e falou sobre a rede de água do Setor Pioneiro por um grande tempo, colocando todo tipo de defeito na rede, inclusive mencionou o nome de Chico Né por duas vezes. Daí, dias depois, Chico Né pediu ao diretor da rádio um espaço para que na condição de munícipe pudesse dar sua opinião sobre a rede de água do Setor Pioneiro. O pedido ocorreu via WhatsApp para o diretor da rádio o mesmo visualizou a mensagem, mas não respondeu. Daí foi feito também via requerimento e ofício, até hoje o diretor não permitiu a fala do munícipe na rádio sobre o assunto de interesse coletivo.

Dia 09/11, Chico Né através do ofício 024/2020, pediu ao prefeito Adalto cópia do laudo técnico, em função do mesmo ter sido divulgado na Rádio Selva FM dia 08/11. O prefeito ainda não atendeu o solicitado.

Dia 12 de novembro, o prefeito entregou o laudo na Câmara Municipal, conforme informação recebida de uma servidora da Câmara Municipal. Esse laudo foi feito depois que os vereadores pediu ao prefeito o laudo técnico(indicação 008/2020 aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião ordinária de 04/09/2020), e ele não tinha o laudo.

Dia 13/11/20, no período da tarde, começou a circular nas redes sociais o laudo técnico compartilhado pelo Popular Márcio Chato(com comentários de alguém representando à administração municipal), e dia 14/11, no período da manhã, continuou sendo postado pelo candidato a vereador Antônio Amorim(popular Toninho Joias), inclusive tecendo comentário valorizando o laudo.

Em função da divulgação do laudo técnico na rádio dia 08/11/20, e essas postagens na rede social dias 13 e 14/11/20, Chico Né, achou por bem, fazer essa matéria e publicá-la na data de 14/11/2020.

O laudo postado nas redes sociais tem como responsável a Eng.ª Sanitarista e Ambiental Rafaelle C. da Silva Cerqueira – CREA-MT 032435 e Art. 1220200146469(publiquei a primeira vez errado. O número correto do Art. é 12202001146649). Consta no laudo: data de vistoria 18/10/2020 e data de relatório 05/11/2020.

Chico Né, que tem experiência de 11 anos de trabalho na Companhia de Saneamento de Água do Paraná-SANEPAR, vê um laudo frágil, sem consistência. O laudo reflete a opinião do gestor público municipal, em sempre dizer que a rede não presta, etc, etc. Nunca priorizou nos seus 8 anos de mandato por água em toda a rede do setor. Só colocou água em duas ruas no Setor em abril do ano passado(Ruas Londrina e Caxias).

27º Ponto inspecionado
Rua Londrina. Gestor Adalto e Engenheira Rafaelle, afirmam que a rede está contaminada, mas o ano passado em abril foi colocado água nessa rede das ruas Londrina e Caxias e está funcionando normal. Aí está a prova de outra contradição do prefeito.

Agora é aguardar o posicionamento dos vereadores e autoridades do judiciário sobre a credibilidade deste laudo técnico apresentado.

Mapa do Laudo Técnico feito pela engenheira Rafaelle. Consta no Setor Pioneiro cerca de 8,225 metros  de tubulação com diâmetro de 60mm,100mm e 150mm.      

Com esse laudo técnico o prefeito Adalto já entrou em contradição em um ponto: no projeto que ele mandou a AMM/MT elaborar em abril/2018(para conseguir verba do Governo Federal), consta no memorial descritivo do projeto, que este setor não tem rede de água e por isso precisava implantar rede nova para contemplar a população do setor pioneiro. E agora a rede apareceu. Vixe!   

Nota de Chico Né: O laudo tem 26 páginas, a vistoria pelo que se percebe foi feito só com fotografias de ruas, estação de tratamento reservatório mais de 12 fotos foram tiradas de dentro de uma carro com se percebe a foto acima. Dá pra ver o retrovisor do carro. 

Das 26 páginas do laudo tem 52 imagens(Mapa do município, mapa do Portal da Amazônia, Foto das ruas que tem asfalto, fotos das ruas que estão em pavimentação, Fotos de tubos que passa nas duas pontes, etc. etc.

Na verdade, percebe-se, na minha opinião, que a maioria das informações foram repassadas para a engenheira pela prefeitura. Não foi citado o nome de ninguém que fez a vistoria em campo.  A vistoria tirando fotos, considero simples de mais para um laudo técnico comprovar a fragilidade da rede de água.

Segue o laudo técnico postado nas redes sociais em anexo que se encontra abaixo do Você sabia?:

A sociedade precisa saber…

VOCÊ SABIA?

Você sabia que o prefeito Adalto José Zago, promoveu dia 09/07/2020, ação judicial de indenização por danos morais com tutela inibitória contra o munícipe e jornalista Francisco Pinto dos Santos(Chico Né), só porque o munícipe e jornalista em junho deste ano começou a anunciar e denunciar nos meios de comunicação/rede sociais, que o gestor municipal em função de pavimentação asfáltica no Setor Pioneiro estava danificando rede de água em PVC e ramais prediais e não estava arrumando?

  • Advogado do prefeito Adalto: Dr. Hugo Leon Silveira. Ele dá assessoria jurídica a Prefeitura Municipal de Apiacás;
  • Valor da Indenização solicitada R$ 30.000,00(trinta mil reais);
  • Na ação pede-se ao juiz que o jornalista pare de divulgar os fatos.
  • Advogado do munícipe e jornalista Francisco Pinto dos Santos(Chico Né): Dr. Régis Rodrigues Ribeiro de Nova Canaã do Norte-MT;
  • Processo no Fórum é de Nº 1000320-94.2020.8.11.0084 (Espécie: Obras Públicas – Procedimento Comum Cível “7”). Instruções de acesso ao processo: https://m.tjmt.jus.br/home, pelo seu navegador de internet.

Comentários