O Hospital Regional de Peixoto de Azevedo (a 691km de Cuiabá) está recebendo a doação de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos a serem usados no enfrentamento à Covid-19. São respiradores, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, oxímetros de pulso, aspiradores de secreção, entre outros aparelhos. Parte do material já foi entregue na semana passada, por meio de uma parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso, Poder Judiciário, Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) e sociedade civil. O restante está previsto para os próximos dias.
O promotor de Justiça Marcelo Mantovanni Beato conta que os recursos destinados pelo MPMT e pelo Judiciário, na ordem de R$ 600 mil, são oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e de transações penais. “A intenção é melhorar o atendimento à população da região, bem como evitar que o quadro de saúde das pessoas contaminadas e internadas evolua de maneira negativa”, explicou o titular da Promotoria de Justiça da comarca de Peixoto de Azevedo.
A diretora da unidade de saúde, Veroni Pansera, conta que os equipamentos facilitam a assistência aos doentes. “Temos ficado com muitos pacientes graves, que não conseguem vaga em unidade de terapia intensiva (UTI) e precisam ser intubados na ala clínica da Covid. Não tínhamos equipamentos suficientes, por isso é extremamente importante essa parceria, porque vai facilitar o trabalho e melhorar a qualidade da assistência prestada”, enfatizou.
O Hospital Regional de Peixoto de Azevedo é referência em média complexidade e presta atendimento para uma população de aproximadamente 140 mil habitantes, de diversos municípios da região, incluindo Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte. Atualmente a unidade possui 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos exclusivos para atendimento de pacientes infectados pelo Novo Coronavírus.
Boletim do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto, que administra o hospital, aponta que a taxa de ocupação das UTIs era de 100% em 4 de março, enquanto da enfermaria era de 75%. E o boletim da Secretaria Municipal de Peixoto de Azevedo, também do dia 4, traz 2939 casos confirmados da doença, sendo 2656 recuperados, 169 em isolamento domiciliar, 20 internados e 94 óbitos.
Fonte: MP/MT (08/04/2021).
Comentários