01 de maio de 2024

Ministério Público investiga possível ‘estoque’ de vacina em Cuiabá

Uma equipe do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex), do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, realizou, na manhã desta quinta-feira (22), uma visita à Vigilância Sanitária do Município de Cuiabá, para verificar a quantidade de vacinas disponíveis contra a Covid-19.

O levantamento, segundo o MPE, vai ajudar na investigação que o órgão desenvolve, por meio de procedimento instaurado pela 36ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de Cuiabá.

Segundo o promotor Clóvis de Almeida Júnior, além da contagem do número de vacinas disponíveis, o MPMT também busca informações sobre quantidades reservadas para a primeira e segunda doses das vacinas; capacidade de vacinação diária do Município em cada ponto de vacinação; e cronograma para aplicação da primeira e segunda doses de acordo com os quantitativos reservados pelo Município.

Durante a inspeção, também foram obtidos documentos sobre o andamento da vacinação.

O procedimento, conforme o promotor, busca ampliar a transparência na gestão da vacinação, evitar o represamento de imunizantes, bem como a ocorrência de prejuízos sociais, que podem acarretar, inclusive, a responsabilização por atos de improbidade administrativa pelos gestores públicos.

Até a semana passada, segundo as informações, das 139.737 doses da vacina contra Covid-19 recebidas pela Prefeitura de Cuiabá, 52.597 ainda não haviam sidoaplicadas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que essas doses ainda disponíveis seria usadas para primeira dose de trabalhadores da Saúde e idosos acima de 65 anos.

A Prefeitura também informou que as duas últimas remessas de vacinas que chegaram a Cuiabá foram reservadas para aplicação da segunda dose.

Fonte: Diário de Cuiabá (23/04/2021).

Comentários