26 de abril de 2024

Líderes do mundo inteiro parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris

Líderes mundiais celebram a transição de poder nos EUA

Líderes do mundo inteiro parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris. Muitos deles em clima de celebração pelo encerramento da era Trump.

Alívio pelo fim do governo de Donald Trump. Esperanças gigantescas com o novo governo. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse que, depois de quatro longos anos, a Europa tem um amigo na Casa Branca.

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e o primeiro ministro espanhol, Pedro Sánchez, também adotaram um tom de comemoração. O francês Emmanuel Macron exaltou: “Bem-vindo de volta ao Acordo do Clima de Paris”.

O premiê italiano, Giuseppe Conte, se disse ansioso para trabalhar com Biden no G20, na Itália. Boris Johnson, primeiro ministro britânico, quer reforçar a parceria na segurança transatlântica.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom, escreveu em uma rede social: “Por um mundo mundo mais saudável, seguro e sustentável”.

O governo russo afirmou que continua disposto a estender o acordo que limita o número de armas nucleares dos dois países, que expira em fevereiro.

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que ele e Biden têm uma amizade pessoal de muitas décadas, e que conta com ele para um entendimento na região.

O porta-voz do grupo palestino Hamas pediu que Biden mude o curso do que chamou de políticas equivocadas e injustas contra os palestinos.

O Irã também tem as suas grandes exigências. O presidente Hassan Rohani comemorou o fim do que chamou de governo infeliz. Disse: “A bola está na quadra dos Estados Unidos para voltar a cumprir as obrigações no acordo nuclear de 2015”.

E, minutos depois da posse, a China anunciou sanções contra o secretário de estado do governo Trump, Mike Pompeo.

O Papa Francisco desejou a Joe Biden sabedoria e força para o cargo. Pediu que ele ajude a construir uma sociedade mais justa, com liberdade, com a reconciliação entre os países.

Fonte: www.jornalnacional.com.br (21/01/2021).

Comentários