19 de abril de 2024

Governo Bolsonaro tenta sair da pauta política conturbada com agenda de reformas

O presidente Jair Bolsonaro tentará nesta semana dar uma virada na agenda política conturbada das últimas semanas enviando ao Legislativo um conjunto de medidas elaboradas pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes.

Esse pacote pós reforma da Previdência é visto como uma espécie de sinalização positiva ao mercado financeiro e o setor empresarial, numa clara disposição de que as reformas devem permanecer como prioridade do governo, diante das incertezas de ruídos recentes causados pelo núcleo do próprio presidente Bolsonaro.

O governo sabe que há temas polêmicos nesse conjunto de medidas, mas que precisam ser enfrentados. E há um raciocínio pragmático entre auxiliares próximos: é melhor gastar capital político em temas estruturantes do que administrar uma crise permanente envolvendo declarações polêmicas da família Bolsonaro, sem contar com a disputa sem limites pelo controle do PSL.

Neste conjunto de propostas, a prioridade imediata será a chamada PEC emergencial que aciona antecipadamente medidas de ajuste previstas para o caso de descumprimento do teto dos gastos. Entre os gatilhos acionados para conter gastos públicos em caso de crise financeira, há mecanismos polêmicos como o congelamento de reajustes e até mesmo a redução temporária da jornada de trabalho e de salários dos servidores.

Além da PEC emergencial, o ministro Paulo Guedes deve enviar ao Congresso nesta semana outras medidas como a reforma administrativa, o pacto federativo, uma PEC que revê os fundos públicos, além da reforma tributária.

“É melhor aproveitar que esse perfil mais liberal do Congresso para colocar na agenda uma pauta reformista do que ficar alimentando crises políticas”, disse ao blog um integrante da equipe econômica.

Fonte: g1.globo.com

Comentários