01 de maio de 2024

Gestor Municipal de Apiacás afirma ao repórter do Jornal O Porto que está providenciando o Laudo Técnico sobre a Rede de água do Setor Pioneiro

Missão da imprensa: informar a sociedade local e global sobre os principais acontecimentos. Jornal O Porto

O diretor do Jornal O Porto, dia 18/09 foi até o gabinete do prefeito Adalto José Zago, colher informação e trocar ideias sobre a Rede de água do Setor Pioneiro.

O repórter Chico Né, foi bem recebido pelo prefeito, entre outros assuntos, o prefeito afirmou ao munícipe e jornalista Chico né, que está viabilizando o Laudo Técnico para a Câmara Municipal/sociedade local.

Andamento da prosa sobre a rede de água do Setor Pioneiro:

Com o abaixo-assinado realizado por iniciativa do munícipe Chico Né, dia 26/08 à 01/09/2020, com 185 participantes  entre moradores/comerciantes/proprietários do setor Pioneiro – esse abaixo-assinado foi entregue ao prefeito, Câmara Municipal e Promotoria Pública – onde os participantes querem que o prefeito coloque água no restante das ruas do setor, bem como solicita do gestor municipal, que ao fazer melhorias no setor, que ao cortar tubos de pvc/ramais de água, deixarem arrumados, evitando prejuízo ao erário público. Das 35 ruas/avenidas do Setor, 5 já estão com água, inclusive duas delas o DAE colocou água em abril do ano passado. 

A Câmara de Vereadores por unanimidade aprovou dia 04/09, a indicação do vereador Pedro Rocha Castro Filho (popular Maninho da GloboSat), indicação dirigida ao prefeito, cobrando o Laudo Técnico, sobre a rede do Setor Pioneiro, para mostrar para a sociedade que a rede de PVC não presta, etc.

Com o abaixo-assinado, a indicação aprovada do vereador Maninho e como Controle Interno da prefeitura não tem documento de baixa da rede de água do sistema, o munícipe Chico Né, pediu através de ofício, ao Promotor Dr. Cleuber Alves Monteiro Júnior, que reabrisse o SIMP 000179.047/2020, que tinha sido arquivado dia 12/08/2020. Ou por questão de prazo regimentar, que o promotor abrisse um novo SIMP. O promotor à princípio negou o pedido, mas o munícipe Chico Né, não concordou com a negativa do promotor e pediu uma reavaliação dos fatos novos.

O promotor então, agendou em caráter excepcional, um atendimento na Promotoria de Justiça com o Sr. Chico Né, para o dia 17/09/2020 às 14h45 min. No dia do atendimento, às 13 horas, o servidor da promotoria, a pedido do promotor, mandou avisar ao Chico Né, que em função de imprevistos acontecido em Nova Monte Verde, ele não viria para Apiacás. O atendimento então foi adiado para a semana que vem, a confirmar o dia e horário.

O munícipe Chico Né, está fazendo de tudo, para que a solução do problema seja o mais prático possível: No lugar do gestor municipal contratar firma para fazer laudo técnico, o melhor seria o prefeito autorizar o DAE (Departamento de Água e Esgoto de Apiacás), com o apoio do engenheiro sanitarista, que presta serviço ao DAE de Apiacás, colocar água na rede do setor pioneiro e efetuar os consertos necessários. Mas a administração municipal está resistindo à essa ideia.

Dia 14/09 Chico Né, falou com o Secretário Municipal de Finanças – Nei da Centromel, avisando-o que o engenheiro do DAE estava na cidade dia 14 e 15/09 e seria bom um diálogo com ele, sobre o assunto. O Nei ficou de falar com o Secretário Municipal de Administração José Roberto. Mas dia 17/09, o munícipe Chico Né procurou saber do Nei se houve a reunião com o engenheiro, o Nei afirmou que não houve, e acrescentou dizendo que o prefeito na próxima semana, já pode ter solução para o problema do tal laudo técnico.

Na verdade, o prefeito até o momento, não quis valer dos recursos existentes no município. O diretor do DAE já afirmou por várias vezes ao Chico Né, que faz o serviço de por água na rede e efetuar os consertos, desde que o prefeito dê autorização. O engenheiro do DAE, também já afirmou desde julho deste ano, ao Chico Né, que está à disposição do Poder Público Municipal, para diálogar e dar sua contribuição de conhecimento, para ajudar a resolver o problema.

Cavalete esperando por água desde 1988. Em 1989 iniciou a primeira gestão administrativa municipal de Apiacás, bem como a primeira gestão do Poder Legislativo. Até hoje são 8 gestões administrativas. Que nota se dá, a esses gestores municipais/Poder Legislativo, neste quesito de água do Setor Pioneiro?
Ramais danificados para pavimentação asfáltica, Rua Nova Erechim junho/2020. Ainda não foi arrumado. Caracteriza prejuízo ao erário público. Isso pode gerar improbidade administrativa ao gestor municipal nos tribunais de justiça.

Comentários