29 de março de 2024

Escola nova será entregue para alunos de comunidade indígena em Apiacás

O novo prédio vai atender cerca de 160 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Indígena Itaawy’ak.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a empresa São Manoel Energia, entrega no próximo domingo (18.08), uma escola nova para a comunidade indígena da Aldeia Kururuzinho. A escola está localizada entre os municípios de Apiacás (a 1.010 quilômetros de Cuiabá) e Jacareacanga (PA).

O novo prédio, composto por seis salas de aula, laboratório de informática, refeitório, quadra poliesportiva e alojamento para os professores, vai atender cerca de 160 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Indígena Itaawy’ak.

A escola Itaawy’Ak foi umas das primeiras unidades criadas em Mato Grosso para atender alunos indígenas. A aldeia Kururuzinho, da etnia Kayabi, fica localizada às margens do Rio Teles Pires e é atendida apenas por meio de transporte fluvial.

A obra de construção da escola foi executada pela empresa São Manoel Energia, por meio de acordo de cooperação técnica e em atendimento ao Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas do Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI).

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT (15-08-19)

Comentários