26 de abril de 2024

Atualização de matéria 09/12 – Meu Deus! Até quando moradores do Setor Pioneiro vão ter que fazer poço – sendo que tem rede na frente do imóvel há mais de 30 anos?

Dia, 03/12/2021 (FOTO), presencie a perfuração de um poço semi-artesiano no Setor Pioneiro, Rua Japurá esquina com a Av. Jonas Pinheiro.

Fui informado que o custo de um poço semi-artesiano está em torno de sete mil reais.

Cada morador está tentando resolver o problema a sua maneira, há mais de 30 anos. Vão recorrer a quem?

Dia, 07/12/2021, vi também, outro poço semi artesiano feito recentemente num loteamento habitacional novo (local: Do lado de cima da Rua Santos Dumont – Setor Pioneiro, proximo a uma antena para tansmissão de internet). Uma grande obra está sendo erguida. E o pior, na Rua Santos Dumont tem rede de água, mas os prefeitos não coloca água na rede. Só puseram água na rede existente, numas 4 ruas próximo a Castanha Rosa(proximo da escola Vinícius de Morais e tá funcionando a rede normalmente…

Fica a pergunta para nossos Gestores Municipais e Poder Legislativo, até quando esse estado de coisas vai continuar no Setor Pioneiro?

O prefeito atual Júlio César dos Santos, completando um ano no Poder, está com esse abacaxi na mão, espero que ele tenha coragem de descascá-lo urgente, ou seja, por água na rede existente(é só abrir o registro de manobra que está fechado próximo da ponte) e fazer a manutenção nescessária. E provar para os outros gestores que agora vai ser diferente… .

Estou sempre orientando os prefeitos de Apiacás e vereadores, para inutilizar uma rede de água em PVC e querer fazer outra nova, precisam de estarem com documento legal( documento sério, que dá credibilidade – que ampara essa decisão, se não, o prefeito pode ser enquadrado em improbidade administrativa (danos ao erário público).

O povo não aquenta mais, mas vai fazer o que? O Setor está sendo prejudicado enormemente, por descuido do Poder Público municipal há muitos anos.

AINDA – Fiz ofício ao prefeito Júlio César, datado de 24/11/21, sobre o Laudo Técnico da Rede de água, se a prefeitura publicou o Laudo no Diário Oficial…, ainda não recebi a resposta.

Fiz 8 perguntas ao Diretor do DAE – Departamento de Água e Esgoto dia 26/11/21 sobre o Laudo Técnico “se conhece a engenheira/vistoria em campo…”, o diretor do DAE, disse que foi orientado pelo jurídico da prefeitura de Apiacás a não dar as informações. Em seguida levei ao conhecimento do prefeito Júlio, sobre as 8 perguntas ao  DAE (perguntas simples e não tratava de documento jurídico), a princípio o prefeito respondeu no Zap que o jurídico tinha autonomia para decidir sobre o assunto. Por enquanto, o prefeito não falou mais nada sobre as perguntas, se ia autorizar ou não o DAE responder as perguntas.

Jornalista – Francisco Pinto dos Santos – munícipe morador do Setor, representante de um grupo de moradares (conforme Abaixo-Assinado realizado em 7 dias: de 26/08 à 01/09/2020, com 185 assinaturas), e com experiência de 11 anos no ramo em saneamento básico na SANEPAR do Paraná.

Comentários