28 de abril de 2025

Vamos ver até quando vai durar o desmando da administração municipal de Apiacás?

Faixa colocada dia 28/09/20 na avenida. E, uma outra faixa também foi recolocada dia28/09/20 (PROTESTO: Cadê a água do Setor Pioneiro?).

Prefeito tá usando de todos os argumentos para continuar fazendo o que ele bem quer – estragando um bem público (rede de água no setor pioneiro e não arruma – percebe-se um silêncio(acomodamento) dos vereadores para agirem rápido para conter o avanço do abuso de poder do gestor municipal.

Dia 02/09/20 fiquei sabendo através de um vereador, que o prefeito postou rem rede sociais(grupo) a seguinte informação “AGORA EU PERGUNTO SE É TÃO FÁCIL ASSIM, SÓ LIGAR O REGISTRO E SOLTAR AGUA NOS CANOS, PORQUE O CHICO NÉ NÃO IMPLANTOU A ÁGUA NO SETOR PIONEIRO ENQUANTO FOI DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ÁGUA DURANTE A GESTÃO VANER MECHI ENQUANTO AINDA NEM TINHA ASFALTO NO SETOR PIONEIRO???”, e cópia do contrato do ex-prefeito Vaner Mechi me nomeando “Francisco Pinto dos Santos” em 1997, para Diretor Administrativo do SAAE.

Esclarecimento sobre este assunto: De fato fui nomeado dia 02 de abril de 1997, através do decreto municipal nº 064/1997. SAAE–Serviço Autônomo de água e Esgoto. Trata-se de uma Autarquia Municipal que precisa o prefeito destinar recursos, etc, para seu desempenho.

O SAAE nunca teve dinheiro para ser movimentado. Então minha função na prefeitura foi só de orientar o prefeito sobre os passos a ser dados para por o Sistema de água para funcionar. O Vaner, só me contratou, porque confiava no meu talento de conhecimento sobre Sistema de água e por outras atividades que eu já tinha exercido no município. Na eleição dele, eu não trabalhei pra ele, pois eu tinha um compromisso com seu Dú(seu DÚ era candidato), e quando eu fui candidato a prefeito em Apiacás o seu Dú me apoiou.

Então, além de orientar o Vaner sobre a água(ele foi atrás de conseguir recursos para executar a obra de captação/levar energia lá(chácara do finado Juarez) e fazer a adutora de água bruta até o reservatório. Além disso ele conseguiu outros convênios para um pouco de rede no setor novo e previa-se uma adutora de água tratada lá da ETA para interligar na Rede do Setor Pioneiro já existente de 1988(Obra de projeto da Sanemat/refeito Edson Santos de Alta Floresta).  Essa interligação não aconteceu por falta de recursos do governo federal. Mas em 24/08/1988 água chegou no reservatório no setor novo. Vaner comprou uma mini estação de tratamento e reformou as instalações de energia da ETA, bem como fez pinturas e etc no reservatório apoiado de 500 m³, escritório, etc.

Em 1999 Vaner já partiu para fazer asfalto aqui no setor pioneiro e drenagem de água na Av. Júlio Campos. No ano 2000, Vaner queria realizar outras obras no município. Mesmo assim ele estava atento para ver se conseguia interligar os setores com a rede de água, mas não foi possível.

Os vereadores na época é que tinham condições(Poder) de falar com o prefeito para antes de fazer asfalto, tinha que interligar os setores com água. Mas os vereadores nada fizeram, concordaram com o prefeito. Então, eu como diretor do SAAE na época, considero que houve um bom avanço na gestão do Vaner Mechi sobre o Sistema de água.

Eu Chico Né, fui executar outras tarefas na prefeitura a mando da administração municipal, cheguei a trabalhar na Secretaria Municipal de Agricultura, junto do Secretario Luciano. E, em dezembro de 1997, Vaner queria divulgar os trabalhos do seu 1º ano, foi então que, foi criado o Jornal O Porto em Apiacás – eu tinha um pouco de experiencia em jornalismo, em função de eu ter editado o Boletim do Lions Clube em Rondon-PR.

Então, enquanto empreiteiras executavam algumas obras de convênio da água, eu fiz praticamente assessoria de imprensa da prefeitura e o Jornal O Porto na gestão do Vaner, era bem mais robusto. Tiragem de 1500 exemplares, ora 1200 exemplares de 12 páginas, ora 8 páginas. Atualmente o Jornal circula com tiragem de 500 exemplares, sendo de 4 páginas. Com a internet é natural que as coisas mudam.

No Governo da Silda Cochemborger, ela conseguiu interligar os setores com a adutora de água tratada, mas deixou o registro fechado. Silda colocou água em grande parte do setor novo, nas casinhas, fez outra adutora para água bruta e ampliou a ETA com outra estação de tratamento(agora tem duas).

Os prefeitos Tião Fera, ou Adalto, deveriam ter posto água nessa rede do setor Pioneiro, mas eles não priorizaram essa atividade. Silda colocou água em três ruas do setor e o Adalto colocou água em duas em abril do ano passado(Rua Londrina e Rua Caxias).         

Chico Né protocolou dia 28/09/20 esse ofício no Poder Legislativo de Apiacás(Síntese do Ofício):

Ofício 20/2020 – Apiacás, 25 de setembro de 2020.

Prezado Presidente,

Epígrafe: solicito deste Poder Legislativo(representante do povo) que tome medidas jurídicas cabíveis, que o caso requer. O gestor municipal autorizar o DAE por água no restante das ruas do Setor Pioneiro – bem como exigir do gestor municipal, que ao danificar rede ou ramais de água do setor pioneiro, em função de algumas melhorias que deixem arrumados.

Na rua Espanha no começo desse mês, mais de 30m de tubos PVC de diâmetro 100mm foram arrancados pela retro escavadeira.
Jornal o Porto foi avisado. O repórter do jornal constatou: dizem que foi uma extensão de rede de manilhas de cimento – vala e serviço feito pela empreiteira a pedido de particulares. Partes dos tubos já estavam no lixão(foto). A valeta já está tampada sem os tubos de PVC.
O jornal informou a Secretaria municipal de administração e também falou com gerente do dono da obra particular.
O gerente da empresa, afirmou dia 03/10/20 ao Jornal O Porto, que segunda-feira dia 05/10/20, ele já tem uma resposta sobre quem vai repor os tubos no lugar.
Obra de pavimentação retomada pelo gestor municipal dia 24/09/20 (Rua Santos Dumont).
Maquinas trabalhando(foto) na Av. Jonas Pinheiro dia 29/09/20, cobrindo os 3 ramais cortados.
Cheque 110 mil reais Após a reunião ordinária dia 02/10/20, vereadores entregam um cheque de 110 mil reais a título de devolução para a prefeitura. Vereadores alegam que fizeram economia e está devolvendo o dinheiro para o prefeito aplicar em obras no município.
Obs. Presidente da Câmara Leilson, recentemente falou para o Chico Né, em seu gabinete, que ia devolver dinheiro para a prefeitura. E afirmou ao Chico Né que, tinha falado para o prefeito colocar água na rede do Setor Pioneiro.
Então prefeito Adalto, investe esse dinheiro arrumando os ramais cortados do Setor Pioneiro (água tratada é saúde – os moradores do setor pioneiro merecem) Assinado Chico Né.   

Comentários