Voz do munícipe – Mal cheiro de esgoto na avenida central da cidade

esgoto... 30-07-15

Foto dia 29-07-15. Local onde o esgoto que vem da tubulação de água fluvial deságua “Fundos da loja Stop Car veículos/Autocar”

Dia 24 de julho o repórter do Jornal O Porto estava acompanhando o jornaleiro na distribuição do Jornal. O comerciante (Efigênio do Mercado Mil) pediu o jornaleiro para chamar o repórter do jornal que ele queria falar… O repórter dirigiu até o Efigênio para ouví-lo. Efigênio elogiou a matéria que o jornal publicou na edição anterior de 18/07 sobre a “água barrenta do Rio das primas em função de garimpagem” mas queria também registrar sua queixa no Jornal “A avenida central tá bonita com o estacionamento novo que foi construído, com bancos para sentar, mas o mal cheiro de esgoto que vem das bocas de lobo (galerias) tem hora que se torna insuportável, e essa situação já faz anos”. concluiu.

O repórter já sabendo que era verdade a reclamação, dia 29/07 procurou o Secretário de urbanismo Genivaldo Pereira e comentou o problema que o Efigênio tinha rezingado. O Genivaldo disse que de momento a prefeitura está providenciando fazer uma tubulação até no córrego Angelin Zeni, para encanar o esgoto sanitário que deságua nos fundos da loja Stop Car Veículos/Autocar. E está providenciando tampar, agora na seca, as entradas de água de chuva das bocas de lobo da tubulação de águas pluviais. Assim espera amenizar o problema.Genivaldo disse de ser um problema antigo, onde alguns munícipes, sem autorização, ligaram o esgoto sanitário de seus imóveis na tubulação de coleta de águas pluviais. Comentou ainda que ficou sabendo, que o esgoto que descia na Rua Cianorte (rua das véias), que sempre dava problema de entupimento, foi ligado na tubulação fluvial da Avenida Central, agravando ainda mais a situação.

O repórter dirigiu igualmente até a Secretária Municipal de Saúde e falou com secretária Fabiana Pessoa, perguntou se tinha no município algum projeto sobre implantação do esgoto sanitário/tratamento para o município de Apiacás. Ela afirmou que o município está em fase conclusiva da elaboração do Plano Básico de Saneamento. Trata-se de um Plano Municipal abrangente e que prevê várias ações/execuções por etapa nos próximos 20 anos. Neste plano vai estar inserido o projeto sobre esgoto sanitário/tratamento que depende de verbas federais. Concluiu.

O Sr. José da AUTOCAR-Auto Elétrica, vizinho da Stop Car Veículos, disse ao Jornal dia 30/07 que as bocas de lobo (2) em frente da loja dele, tem dia que tá uma carniça.

A tubulação de concreto com vários diâmetros, para coleta de águas pluviais, na Av. Governador Dante Martins de Oliveira foi uma Obra do ex-Prefeito finado Vaner Mechi. Alguns munícipes encanaram o esgoto sanitário na tubulação e está dando esse problemão. Faltou fiscalização do órgão público? Como corrigir o problema corretamente?

Ah! Sobre a água barrenta do Rio das primas noticiado no Jornal O Porto na edição de 18/07, dia 29/07 o repórter do Jornal passou por lá e a água do rio já não está mais barrenta. O José Curió também afirmou por telefone estar contente de ver a água voltando no seu estado normal.

Como diz o ditado, “estamos de olho”.

Comentários

Deixe uma resposta