Torneio Leiteiro será nos dias 16 e 17 de outubro em Apiacás

2º torneio de leite 31-08-15Os torneios leiteiros já são tradição em vários municípios brasileiros, eles têm a capacidade de reunir criadores e interessados em geral, facilitando o estreitamento de relações técnicas e comerciais, permitindo a troca de experiências informações e até a venda de animais e produtos, o contato entre principiantes e interessados em ingressar na atividade com criadores mais experientes, sempre haverá aquela comparação de resultados entre os produtores e os participantes, sendo que o vencedor é definido pela balança, ganhando quem produzir mais, considerando o regulamento específico de cada concurso levando em conta a inegável e importante potencial de produção do animal e a sua função como excelente estratégia de marketing para colocar em evidencia a cadeia produtiva da bovino cultura leiteira.

Esse tipo de competição a cada ano que ocorre toma outra dimensão e desperta o interesse de diversos criadores, o número de participantes tende a aumentar, assim como a preocupação com a preparação dos animais e a consequente elevação do nível de produção.

Para o Sr. Marcelo Soares de Oliveira, secretário de agricultura, esse ano ocorrerá o 2º torneio leiteiro aqui em Apiacás, e que esse evento faça parte do calendário oficial de festividades do município e que se torne uma tradição entre os produtores de leite de Apiacás e da população. “As inscrições para o tornei já estão abertas e podem ser feitas na secretaria de agricultura, todos os produtores de Apiacás podem participar, sendo que as categorias serão livres e cada um pode inscrever até dois animais, a esgota e pesagem ocorrerá na propriedade do participante na presença de um membro da comissão organizadora e fiscalizadora do torneio”. Diz o secretário.

O secretário ainda ressalta que está estudando a implantação de um projeto para criação de metas a serem seguidas após o torneio sendo uma grande ferramenta para que esse projeto tenha o desenvolvimento esperado, o melhoramento genético e um controle leiteiro sério, avaliação dos bovinos pelo sistema linear de produção. “Tenho a preocupação de sempre estar levando os melhores projetos para os produtores, não como receitas de bolo e nem tentando adequar o produtor ao projeto, mais sim adequar o projeto ao produtor. O torneio leiteiro ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro desse ano e estão todos convidados”.

Fontes/Assessoria de imprensa, secretário de agricultura (27-08-15)

Comentários

Deixe uma resposta