Secretaria de Agricultura retoma a atividade cafeeira em Apiacás

Café Canilon 18-02-16A Prefeitura Municipal de Apiacás por meio da Secretaria de Agricultura retomou a atividade cafeeira no município, com a viabilização de mudas do café Conilon da variedade robusta, incentivo esse que demonstra a tendência do mercado pela demanda do produto por parte da indústria brasileira e também do exterior, que usa os grãos nas misturas com o café arábica, considerado mais nobre, a retomada de preços nos últimos anos, e principalmente nesta safra 2014/15 foi outro fator importante para colocar a cafeicultura nas cadeias produtivas alocadas pela secretaria de agricultura.

Para o Sr. Marcelo Soares, secretário de agricultura, boa parte da decisão de incentivar essa atividade em Apiacás é creditada à boa luminosidade, à topografia da região, ao clima favorável com chuvas regulares e também acrescenta os preços atrativos do café conilon nos últimos três anos ajudarão na elaboração desse novo projeto de cultivo. “A secretaria conseguiu mudas clonais de conilon para os produtores através de uma parceria com a secretaria de agricultura de Nova Bandeirantes, que repassou as mudas para os produtores com um valor simbólico, já foram disponibilizadas 3700 mudas onde se beneficiou algumas famílias que já fizeram seus plantios, e a expectativa de produção é de 50 a 60 sacas de café por hectare, sendo que a assistência técnica a esses produtores será constante”. Afirma o secretário.

A assistência técnica direta com o produtor pode ser o principal motivo para o êxito da atividade, bem como a viabilidade da comercialização e a logística do escoamento da produção.

Assessoria de Imprensa: Driely Melo (18-02-16)

Comentários

Deixe uma resposta