Reunião é realizada pela Secretaria de Saúde para a elaboração do Plano de Ação ao Combate a Dengue

Reunião secr. de saúde 29-01-16A administração municipal de Apiacás por meio da secretaria de saúde realizou hoje pela manha (26), uma reunião para a elaboração do plano de ação ao combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Está primeira reunião contou com a presença do prefeito Adalto Zago (PSDB), da primeira-dama e secretária de assistência social Solange Zago, do secretário de urbanismo Genivaldo Pereira, secretário de educação Fabio Germano, secretário de agricultura Marcelo Soares, além dos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde. Será feita uma grande mobilização por parte da prefeitura para combater o mosquito Aedes Aegypt, mais segundo os dados só o poder público não poderá vencer a guerra contra o mosquito, à população precisa se conscientizar em não deixar água acumulada em seus quintais.

Para o prefeito, Sr. Adalto Zago, essa plano de ação contra a dengue é de suma importância para conscientizar o cidadão a evitar deposito de água parada que é o grande criadouro do vetor. “Essa reunião que foi realiza hoje com todos os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e secretários para mostrar o quanto estamos preocupados em vencer esse mosquito que a cada ano que passa fica mais forte, hoje em nosso município não temos nenhum caso de dengue e das outras doenças notificadas aqui, temos sim dois casos de dengue que foram confirmadas mais são de pessoas que estavam viajando para outras regiões, mesmo assim precisamos ficar em alerta, os agentes de combate a endemias já realizaram o bloqueio do local para fazer o controle mecânico. Por isso peço à população que se conscientize e faça a sua parte, tirando um tempo do seu dia para limpar os seus quintais e assim acabar com a dengue. Quero agradecer o apoio do Governador do Estado Pedro Taques que está enviando para cada município uma verba que utilizaremos no combate ao mosquito”. Afirma o prefeito.

De acordo com a Sra. Josiane Gonçalves, coordenadora da vigilância em saúde, todos nós precisamos fazer a nossa parte. “Para combater esse vetor precisamos do apoio do poder público e principalmente da população, pois juntos somos mais fortes para o combate desse mosquito tão pequeno mais que traz consigo doenças tão graves.

Nossos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde estão realizam a parte deles mais cabe a cada um o dever de manter seus quintais e terrenos baldios limpos, hoje em conversa com o prefeito, secretário de urbanismo os fiscais irão notificar o proprietário que não faz a devida limpeza no seu terreno onde não há nenhuma construção, após ser notificado terá o prazo para limpar, se isso não acontecer à prefeitura estará limpando e a multa será aplicada a essa pessoa”. Diz a coordenadora.

A Sra. Fabiana Pessoa, secretária de saúde, diz que essa grande mobilização prevê o combate ao mosquito transmissor das doenças. “Essa é a primeira reunião de outras que faremos, nosso objetivo é intensificar as ações de conscientização, fazer arrastões contra a dengue em todos os bairros e mutirões da limpeza na cidade junta com a equipe da secretaria de urbanismo, iremos reforças as campanhas nas escolas, mais a ajuda da população é imprescindível. Já temos dois casos de dengue e 17 casos de suspeitas de zika vírus todos esses importados de outros municípios, por isso precisamos nos unir e acabar com esse mosquito”. Ressalta a secretária.

Os índices mostram que a dengue no município está sob controle e que a população está colaborando. Mais é preciso que se torne um hábito, como escovar os dentes e tomar banho. Por isso quem mora em locais onde há risco de acúmulo de água deve ficar atento. O alerta é permanente, para que esses índices continuem em queda, até que se chegue a um cenário ainda mais seguro.

Assessoria de Imprensa; Driely Melo (28-01-16)

Comentários

Deixe uma resposta