Atividades serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde em prol do Novembro Azul

Emblema prefeituraA Prefeitura Municipal de Apiacás por meio da Secretaria de Saúde aderiu neste mês à campanha do Novembro Azul. Encerrado no mês passado a campanha do Outubro Rosa que teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e realização do autoexame da mama. Já o mês de novembro é dedicado à orientação e prevenção a saúde do homem, agora é a vez deles receberem atenção especial. Durante os próximos dias deste mês, as unidades de saúde do PSF 1 e 2 iniciarão inúmeras atividades de conscientização sobre a importância do exame preventivo contra o câncer de próstata.
De acordo com a Sra. Fabiana Pessoa, secretária de saúde, as unidades de saúde distribuirão materiais sobre o tema. “Nós da secretaria estamos buscando sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, várias atividades serão desenvolvidas neste mês para conscientizar os homens da nossa cidade a estar se dedicando mais em cuidar da sua saúde, pois nós sabemos que ainda existe muito preconceito e receio para se fazer o exame de próstata, na campanha do outubro rosa nosso resultado foi bem satisfatório e espero que a campanha do novembro também seja”. Diz a secretária.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal. Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, médico especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso é aumenta as chances de risco. Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.

Assessoria de Imprensa: Driely Melo (05-11-15)

Comentários

Deixe uma resposta