19 de agosto de 2019

Sorriso recebe encontro entre Procons estadual e municipais

Reunião Técnica

“O planejamento de ações integradas garante um sistema sólido”, afirma a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Pedro Mutzenberg | Procon-MT

Nesta quinta-feira (04.07), a cidade de Sorriso recebe equipes dos Procons estadual e municipais para a 29ª Reunião Técnica, a segunda de 2019. Durante dois dias (04 e 05 de julho), gestores dos órgãos de proteção ao consumidor discutem as principais demandas e desafios para a área e alinham as ações para os próximos meses do ano.

Promovidas pelo Procon-MT, as reuniões técnicas fazem parte das cooperações firmadas entre Estado e municípios que se propõem a ter órgãos de defesa do consumidor. Em um primeiro momento, são esclarecidas dúvidas administrativas dos Procons e dificuldades comuns entre as equipes mais jovens. Nesse ponto, as questões mais frequentes envolvem o setor de atendimento, o uso do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), bem como aplicação de sanções administrativas. 

As equipes também devem tratar sobre novas práticas identificadas no mercado que vão na contramão dos direitos dos consumidores. Também está em pauta as reclamações comuns a todos os Procon, como os contratos abusivos, gratuidade no transporte rodoviário e situações diversas envolvendo os serviços essenciais. 

“São encontros de suma importância para que problemas mais comuns –  como fornecimento de água, energia, telefonia, e o caso Avianca recentemente – sejam solucionados com eficiência e rigor por todos Procons. O planejamento de ações integradas garante um sistema sólido, que realmente consiga defender o consumidor em todas as frentes”, afirma a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Comentários