17 de maio de 2024

Sobe para 9 casos de Covid-19 confirmados nas cidades de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde

Com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade localizada no extremo norte do estado de Mato Grosso , tem preocupado pela velocidade em que vem confirmando casos de Covid-19 nos últimos dias. Segundo os dados em boletins diários divulgados na página oficial da gestão, a Secretaria de Saúde de Nova Bandeirantes confirmou nove casos.

De acordo o boletim Epidemiológico até o momento a cidade possui 53 notificações de síndromes gripais das quais 35 casos são suspeitos de coronavírus, 09 descartados e 09 casos são confirmados, destes 03 recuperados, 04 em tratamento domiciliar, 01 internado e 01 óbito.

Em Nova Monte Verde a prefeitura registrou nesta terça-feira (30) mais um caso de coronavírus na cidade, somando agora 9 casos. Com base em uma deliberação do Comitê de Enfrentamento da Covid 19, a prefeita de Nova Monte Verde, Beatriz de Fátima Sueck Lemes, decretou que a partir da última sexta-feira, 26 de junho de 2020, o toque de recolher passa a ser das 22 horas às 05 horas da manhã.

De acordo com o boletim, a cidade possui 39 notificações de síndromes gripais das quais 5 casos são suspeitos de coronavírus, 25 descartados e 09 casos são confirmados, destes 04 recuperados, 04 em tratamento domiciliar, 01 internado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou na segunda-feira (29.06), o Boletim Informativo n°113 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra que os dois municípios configuram na classificação com risco “alto” para a disseminação do coronavírus. O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. 

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Nativa news (01-07-20).

Comentários