Com o objetivo de dar mais transparência às informações e facilitar o acesso aos dados relativos à pandemia pelo novo coronavírus em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) lançou um painel interativo que permite a análise aprofundada dos números epidemiológicos da Covid-19 no Estado.
O link foi disponibilizado ao público na tarde desta sexta-feira (07.08) e será atualizado diariamente às 17h. Para acessar a página, basta clicar aqui. O painel possui oito apresentações, que podem ser visualizadas por meio do controle localizado no inferior da tela, e viabiliza a análise de dados por região ou município.
A versão digital possibilita o download das informações em CSV (Comma-separated Values ou, em português, Valores Separados por Vírgula), disponibilizando microdados à imprensa e aos pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a pandemia.
“A equipe técnica da SES já trabalhava há semanas nesse novo sistema, que também atende às recomendações do Ministério Público. A plataforma possibilita a interpretação das informações e dos gráficos, na medida em que ainda disponibiliza microdados à população”, disse Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde.
De acordo com a área técnica da SES, a primeira semana será destinada aos ajustes finais da plataforma, que conta com dados relativos aos casos confirmados e suspeitos da Covid-19, óbitos, às testagens, hospitalizações e notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
As informações são consolidadas com base nos dois principais sistemas, um alimentado pelos hospitais do Estado e outro pelas Vigilâncias Municipais (IndicaSUS). O empenho dos municípios na alimentação dos dados contribui para uma plataforma confiável e os números podem auxiliar as gestões locais na tomada de decisão.
Secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo enfatizou que serão divulgadas notas técnicas para orientar o manuseio e a extração de informações na nova plataforma.
“O sistema possibilita diversos recortes do cenário epidemiológico. Por isso, serão emitidas notas técnicas com a devida orientação sobre a extração e análise de dados, como forma de auxiliar o manuseio dessas informações”, concluiu o gestor.
Fonte: www.mt.gov.br (07-08-20).
Comentários