Prefeitura de Apiacás distribuirá sementes de Crotalária para a população

Flor crótalasia 28-01-16Para tentar combater o mosquito Aedes Aegypt transmissor da Dengue e agora da Febre Chikungunya e o Zika Vírus, a prefeitura municipal de Apiacás por meio da secretaria de agricultura distribuirá para a população apiacaense sementes de crotalárias. A flor da cotralária é um atrativo para a libélula, que é um predador natural do mosquito, ou seja, alimentando se das larvas do mosquito transmissor da doença.

Para o prefeito municipal, Sr. Adalto Zago, a preocupação dele, da secretaria de saúde e das outras secretarias é combater o mosquito Aedes Aegypt no município. “A nossa preocupação é grande na questão do combate a dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito em nosso município, estamos buscando alternativas e em reunião com a nossa equipe da secretaria de agricultura, secretaria de saúde, urbanismo e com o envolvimento das demais secretarias, estaremos disponibilizando as sementes de crotalária para a nossa população. Ainda estamos discutindo qual será a melhor maneira de distribuição e orientação para que todos tenham acesso e informação do plantio e benefícios. O poder público está tentando fazer a sua parte, porém há a necessidade do comprometimento e envolvimento de todos no combate desse mosquito, mantendo seus terrenos limpos, sem acumulo de água, que se transformam no criadouro do mosquito”. Afirma o prefeito.

O Sr. Marcelo Soares de Oliveira, secretário de agricultura, diz que a forma de plantar a semente de crotalária é muito simples e com três a quatro dias a semente já começa a brotar. “A Crotalária prefere lugar fresco, e pode ser plantada também em vasos, em covas de 2 centímetros, onde se colocam duas sementes. O seu cultivo é muito fácil, desta forma contribuiremos para evitar a proliferação do mosquito da dengue”. Diz o secretário.

MAS, ATENÇÃO! As outras armas de combate continuam, os agentes de saúde e os agentes epidemiológicos estão visitando casa por casa para orientar a população para que mantenham os quintais e jardins limpos e sem água parada. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa continuam cada um deve fazer a sua parte. Com a dengue não se brinca ela pode matar.

Assessoria de imprensa; Driely Melo (21-01-16)

Comentários

Deixe uma resposta