Ministro sinaliza com recursos federais para construir escolas em MT

ministro da Educação - José Mendonça 29-07-16Crédito: Gcom-MT

O ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, sinalizou ao governador Pedro Taques (PSDB) que o Governo Federal pode colaborar com construção de novas escolas em Mato Grosso, transporte escolar e equipamentos para rede de ensino. Em reunião nesta quarta-feira (27), em Brasília, o ministro falou sobre a possibilidade de usar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de novas unidades escolares

“Temos um Estado de dimensões continentais, por isso a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) precisa de recursos voltados exclusivamente para o transporte escolar. Mas, também precisamos de investimentos em equipamentos para os colégios e a construção de novas escolas, possivelmente, com recursos do FNDE”, disse Taques via assessoria.

Atualmente, com dificuldades para obter recursos para construção, o governo prepara Parcerias Público-Privadas (PPP) para fazer intervenções em 76 escolas estaduais, sendo 31 construções de novos prédios. O projeto inclui reformar e ampliar 21 escolas. Todo o investimento seria feito por uma empresa privada, e depois o governo pagaria uma espécie de aluguel por pelo menos 20 anos para remunerar a empresa. A proposta é polêmica e encontra resistência no Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), que tem entre as pautas da greve atual a suspensão da proposta de PPP.

Durante o encontro, realizado no Ministério da Educação, o governador traçou um panorama sobre a atual condição do ensino público no Estado e os gargalos para que Mato Grosso possa alcançar um melhor desenvolvimento na área. Entre os principais pontos, Taques destacou a dificuldades de locomoção de professores em certas regiões do Estado e a necessidade de 100 ônibus escolares.

O ministro afirmou que a expectativa é que os investimentos sejam mais intensificados a partir de agora para melhorar o desempenho da Educação em Mato Grosso. De acordo com o ministro, o Estado e o Ministério já trabalham em uma agenda conjunta de ações na educação básica, com foco principal no ensino médio. “O governador quer um investimento máximo na área de Educação, que é uma prioridade do seu governo, e contará com o apoio do governo do presidente Temer”, disse o ministro Mendonça Filho.

O governador convidou o ministro para uma visita ao Estado para mostrar as ações feitas na educação e a realização de uma agenda para fortalecer a área, que é considerada uma das prioridades da gestão. O encontro contou ainda com a participação do diretor do FNDE, Leandro José Franco Damy, Diretor de ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa Costa Neto e da secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Adriana Vandoni.

Fonte: www.amm.org.br

Comentários

Deixe uma resposta