28 de março de 2024

Secretaria de Saúde de Apiacás realiza a Semana de Combate a Dengue

campanha contra a dengueA Dengue a Zika e a Chicungunya continuam sendo uma das grandes preocupações da secretaria de saúde de Apiacás, pois são doenças graves que podem matar. E com esse objetivo de garantir à assistência e o cuidado a saúde da população, a secretaria municipal de saúde deu início hoje (27), a “Semana de combate à dengue”, intensificando as ações de vigilância e promoção à saúde nos bairros e centro da cidade.

Para o prefeito municipal, Sr. Adalto Zago, a saúde da população é uma das prioridades da sua gestão. “ Esta semana, iniciamos um trabalho com o pessoal de controle das endemias e com os agentes comunitários de saúde, para que junto com a população possamos combater todos os focos do mosquito Aedes Aegypti que hoje é o grande transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Quero pedir a colaboração da população para mantenham seus quintais limpos, evitando qualquer recipiente que possa acumular água parada, pois o poder público está fazendo sua parte mais sozinhos não conseguimos vencer esse mosquito. Parabéns a toda equipe da saúde, urbanismo e obras que sempre estão trabalhando com muita dedicação pela saúde da nossa população”. Diz o prefeito.

De acordo com a Sra. Josiane Gonçalves, coordenadora da vigilância em saúde, nossas equipes irão visitar todas as casas e comércios de Apiacás e assim realizar ações de orientações e notificações. “ Todos nós sabemos que com esse período de chuva é propício a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por isso nós estamos realizando a semana de combate à dengue, no qual iremos visitar todos os comércios e casas para estarmos orientando e notificando os moradores.  Já temos a consciência que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos, ou seja, eliminando o acúmulo de água nos locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em tampinhas de garrafas, latas, embalagens, copos, plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, sacos plásticos, evitar deixar as fossas abertas e lixeiras”. Ressalta a Josiane.

Segundo a coordenadora essa semana de combate à dengue é uma parceria entre secretaria de saúde, secretaria de urbanismo e secretaria de obras, para assim combater junto com cada morador o foco e a proliferação do mosquito da dengue.

Assessoria de imprensa: Driely Melo (27-03-17)

Comentários