Secretaria de Saúde desenvolve ações em prol do Outubro Rosa

outu-rosa-26-10-16A Prefeitura Municipal de Apiacás por meio da Secretaria de Saúde vem desenvolvendo várias atividades com as mulheres em prol da Campanha do Outubro Rosa, que serve para conscientizar que a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio. As unidades de saúde 1 e 2 realizou no final de semana o mutirão do preventivo, cerca de 80 mulheres foram atendidas pelas enfermeiras que realizaram exame do Papanicolau e as ensinaram a fazer o autoexame das mamas. Testes rápidos de HIV e Sífilis também foram feitos na unidade.

A secretária de saúde, Sra. Fabiana Pessoa, esteve no local do mutirão e lembrou a importância da campanha do outubro rosa. “ Essa campanha é conhecida em todo Brasil pela luta de centenas de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama. Por isso nós da secretaria de saúde desenvolvemos várias ações preventivas durante o ano todo e intensificamos no mês de outubro, para orientar as nossas mulheres de Apiacás que a prevenção é muito importante. Quero na oportunidade parabenizar a equipe da saúde que sempre trabalham com muito carinho para cuidar da saúde das mulheres”. Diz a secretária.

Ainda segundo a secretária de saúde, em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso a importância do autoexame da mama quando detectado algum nódulo procurar imediatamente o médico para que possa ser pedido o exame da mamografia.

O movimento popular Outubro Rosa é conhecido fora do Brasil, e teve início na década de 1990 para estimular a participação da mulheres a se prevenir contra o câncer de mama.

Assessoria de Imprensa: Driely Melo (26-10-16)

Comentários

Deixe uma resposta