SAÚDE – Romoaldo visita Hospital do Câncer de Cuiabá e garante melhorias

Romoaldo visita hospital 08-06-16Viabilização de ambulância e transformação em Associação Benemérita de Entidade Filantrópica: alguns dos progressos para o momento

Por Márcia Martins / Assessoria de Gabinete (07-06-16)

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) visitou na sexta-feira (03/06) juntamente com sua assessoria de gabinete, o Hospital do Câncer de Mato Grosso, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 5500, em Cuiabá. O parlamentar atuante na área de saúde recebeu o convite da coordenadora de desenvolvimento institucional do hospital Silvia Negri e do vice-presidente, Drº Leonardo Andrade – para conhecer os 22 mil metros quadrados de construção, que ainda estão em obras.

A coordenadora lembrou que os R$150.000,00 (cento e cinquenta mil) que o deputado solicitou para a aquisição de equipamentos médicos, no ano passado, em muito serão úteis. “Agora só falta o Governo do Estado liberar a emenda parlamentar. É extremamente proveitosa essa visita do deputado Romoaldo, toda vez que a gente precisa ele nos apoia. Reclamamos com ele, o problema da nossa ambulância que é antiga e exige manutenção e ele na hora se prontificou em nos ajudar”, declarou Silvia Neri.

“Foi emocionante visitar o Hospital do Câncer, é um lugar onde os sentimentos se afloram, até os menos sensíveis se emocionam naquele lugar. Temos outra uma emenda parlamentar no valor de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil) que deverá se usada para a aquisição da nova ambulância para atender as necessidades dos pacientes do hospital e garantir mais qualidade no atendimento deles”.

O deputado também tem um projeto de lei que vai transformar a Associação do Hospital do Câncer em uma Associação Benemérita de Entidade Filantrópica, com isso a unidade vai diminuir despesas com pagamento de imposto e consquentemente, sobrará mais orçamento para o atendimento a população.

História do Hospital de Câncer

Várias pessoas com um interesse em comum, o combate ao câncer, se uniram para a criação da Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC), no ano de 1954. Esse passo visionário originou a “Clínica de Tumores”, que instituiu o primeiro tratamento radioterápico em MT, se tornando referência na prestação de assistência especializada ao paciente oncológico.
Após 13 anos de funcionamento, a Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer passava por graves dificuldades financeiras e foi obrigada a encerrar as atividades, com o fechamento da “Clínica de Tumores”. Para cumprir com obrigações trabalhistas com seus funcionários, a AMCC teve os bens leiloados.
Em 1989 foi constituída uma nova diretoria que consolidou a construção do espaço físico do Hcan. Em 1989, o governador Carlos Bezerra e os presidentes da fundação da instituição financeira e da AMCC assinaram um contrato de cooperação mútua para construção e aquisição de equipamentos para os equipamentos do HCan.

O Hospital de Câncer teve 75% de suas obras concluídas em menos de um ano, o que permitiu que entrasse em funcionamento parcial em fevereiro de 1999. Nesse meio tempo foi assinado um convênio de cooperação entre a AMCC e o Lions Clube, resultando na criação da Fundação Lions de Combate ao Câncer, que administrou o Hospital por dois anos.
Após esse período a administração do Hospital foi passada a AMCC novamente através da Fundação Hospital de Câncer de MT.

O Hospital

O Hospital de Câncer de Mato Grosso é uma empresa que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). É importante lembrar que ao realizar um procedimento particular na unidade, você automaticamente estará ajudando aos pacientes do SUS – já que o hospital repassa o dinheiro que você gastou – para os atendimentos do SUS. Em 2015, cerca de 70 mil pessoas foram atendidas na unidade.

Comentários

Deixe uma resposta