20 de abril de 2024

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Apiacás de 30 de abril 2021 – duas indicações e Moção de Apelo sobre o Banco do Brasil

Duas Indicações da vereadora Carol e uma Moção de Apelo do vereador Vilceles foram aprovadas por unanimidade…

  • INDICAÇÃO Nº 007/2021 de 19/04 – Autoria: Vereadora CAROLINE ALVARES COSTA TORRES

Exmo. Senhor – LEILSON BALDUÍNO FEITOSA – Presidente da Câmara de Vereadores

Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as)

Saudando-os cordialmente, venho, respeitosamente, através da presente Indicação Parlamentar nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal, sugerir ao Executivo Municipal:

A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO, DESTINANDO VAGAS AOS UNIVERSITÁRIOS DESTE MUNICÍPIO.

Justificativa: Considerando que o Programa de Estágio visa contribuir para a formação profissional dos estudantes universitários que aqui residem, além de dar a estes a oportunidade de emprego, possibilitando com que os jovens Apiacaenses permanecem neste munícipio, somando para o desenvolvimento dessa terra através do conhecimento e dedicação de cada um. Outrossim, incentivar a educação deve ser prioridade de todos, visto que este é o caminho de jovens serem protagonistas da sua própria narrativa, e tê-los trabalhando por este município é a forma de mudar paradigmas e caminhar em busca do desenvolvimento social.         

Conto com a colaboração e compreensão dos nobres pares na aprovação desta Indicação, e ainda a compreensão e o atendimento pelo chefe do Executivo Municipal . 

  • INDICAÇÃO Nº 008/2021 de 19/04. Autoria: Vereadora CAROLINE ALVARES COSTA TORRES

Exmo. Senhor LEILSON BALDUÍNO FEITOSA – Presidente da Câmara de Vereadores

Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as)

              Saudando-os cordialmente, venho, respeitosamente, através da presente Indicação Parlamentar nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal, sugerir ao Executivo Municipal:

              QUE DETERMINE AO SETOR COMPETENTE DESTE EXECUTIVO MUNICIPAL, A REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS OBJETIVANDO VIABILIZAR A INSTALAÇÃO DE PLACAS COM OS NOMES DOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO EM TODAS AS RUAS QUE ENCONTRAM-SE SEM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO.

Justificativa: CONSIDERANDO que parte das ruas do município de Apiacás não é dotada de placas indicativas com os nomes dos logradouros, situação esta que tem ocasionado transtornos para quem necessita identificar endereços, seja para atividades particulares ou comerciais         

Conto com a colaboração e compreensão dos Nobres Pares na aprovação desta Indicação, e ainda a compreensão e o atendimento pelo chefe do Executivo Municipal .

  •  MOÇÃO DE APELO Nº 001/2021nde 27/04.  AUTORIA:  Vereador VILCELES GONÇALVES (1º Secretário)

REQUEIRO À MESA, desta Augusta Casa Legislativa, após ouvido o Egrégio Plenário, na forma regimental, digne-se de aprovar e encaminhar a presente MOÇÃO DE APELO AO EXMO. SR. MAURO MENDES, GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, PARA QUE POSSA INTERMEDIAR JUNTO COM A SUPERINTENDÊNCIA DO BANCO DO BRASIL, PARA O NÃO FECHAMENTO DA AGÊNCIA BANCÁRIA DE APIACÁS-MT.

JUSTIFICATIVA – O Banco do Brasil anunciou, no dia 11 de janeiro de 2021, um pacote de medidas “relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional”, que deve ser implementado integralmente até o fim do primeiro semestre deste ano. O conjunto de ações prevê a dispensa de trabalhadores e o encerramento de atividades de estabelecimentos da empresa.

A instituição comunicou ainda a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento, dentre eles o POSTO DE ATENDIMENTO LOCALIZADO NESTA CIDADE DE APIACÁS/MT.

Cumpre esclarecer que, a Cidade de APIACÁS fica distante, aproximadamente, 70 (setenta) quilômetros da agência Bancária mais próxima, da instituição, que fica na Cidade de Nova Monte Verde/MT. Ademais, o Município tem como principal atividade a produção rural e industrial rural e o Banco do Brasil é a instituição que oferece as melhores linhas de crédito voltadas para tal público;

Deste modo, o fechamento do posto de atendimento irá prejudicar imensamente a população, limitando, por consequência, o atendimento das demandas dos correntistas, bem como o acesso aos serviços e linhas de crédito tão importantes para a economia local.

Diante disso, e apesar do cenário econômico atual, justificativa dada para as medidas anunciadas, entendemos que a decisão de fechar as portas do Posto de Atendimento, se mostra descabida e de total desrespeito para com a população em geral.

Diante do exposto, esta Casa de Leis, fiel representante dos interesses públicos da população de Apiacás/MT, vem manifestar seu apelo ao Governador do Estado de Mato Grosso para que possa intervir por nossa população, a fim de reverter tal fechamento.

Nota do Jornal O Porto: A Indicação foi assinada por todos vereadores. Na tribuna alguns vereadores fizeram suas considerações sobre assuntos diversos.

    

Comentários