25 de abril de 2024

Resultado da pesquisa de opinião pessoal de autoridades públicas/ liderança sobre a rede de água do setor pioneiro realizada pelo munícipe Francisco Pinto dos Santos (Chico Né)/Jornal O Porto nos dias 27/06 à 02/07/2020

O munícipe, Francisco Pinto dos Santos, com experiência de 11 anos de trabalho na Companhia de Saneamento de Água do Paraná- SANEPAR e pioneiro em Apiacás desde 1985, com a formação de administrador de empresa/experiência jornalística, fez esclarecimentos pessoais por escrito, sobre a rede de água do setor pioneiro e entregou às lideranças da pesquisa de opinião pessoal para conhecimento – mais deixou bem claro aos participantes que prevalece ao votar a opinião pessoal de cada um.  

A pesquisa visou ouvir Câmara de vereadores, base política da administração municipal, pré-candidatos a prefeito/vice, igrejas e outras lideranças. Ao todo foram visitados 37 munícipes.

Resultado da opinião pessoal:

9 votos, escolheram a alternativa 1 (Fazer os reparos nos ramais/rede e usar a rede existente);

6 votos, escolheram a alternativa 2 (Não fazer os reparos nos ramais/rede e não usar a rede existente) e esperar a implantação de nova rede no setor;

14 votos, escolheram a alternativa 3 (Não quiseram dar opinião sobre o assunto da rede de água do setor pioneiro de 1988), por não ter conhecimento suficiente sobre a situação, porque nunca viram um laudo técnico assinado de um engenheiro do ramo sobre o assunto;   

8 abstenções (ato ou efeito de se abster. Recusa voluntária de participar de qualquer ato).

Conclui-se, dessa opinião pessoal, que 14 munícipe não conhece o assunto o suficiente, razão pela qual, o gestor publico municipal, está devendo para a sociedade local, o laudo técnico escrito e assinado sobre o assunto.

Dos nove vereadores, cinco escolheram a alternativa 1, três escolheram a alternativa 3, e um se absteve de dar opinião (presidente da Câmara – Leilson),

Sem o voto do presidente, já ouve maioria dos vereadores(5) estão de acordo de arrumar os ramais que estão sendo cortados, inclusive usar a rede existente do setor pioneiro. Diante da situação, por vontade da maioria dos vereadores, já cabia recurso até na justiça.  

Segue a votação de todos – considerando a alternativa escolhida:

Escolheram a alternativa 1 (Usar a rede existente do setor Pioneiro):

  1. Pedro Rocha Castro Filho (Maninho), vereador “1º mandato”;
  2. Valdomiro Nunes Bernardes (Miro), vereador “1º mandato”;
  3. Regina Pizolli da Silva, vereadora “3º mandato”;
  4. José Éder da Luz (Timon), vereador “5º mandato”;
  5. Sedival Araújo (Dinho), vereador “2º mandato”;
  6. Elias Nogueira dos Santos, Pastor da Igreja Batista Nacional de Apiacás (11 anos);
  7. José Santana da Silva(Zé Pizolli), Pecuarista/pré-candidato a vice-prefeito;
  8. Francisco Lemes, Autônomo/membro da igreja adventista;
  9. Osmar Benante, Comerciante (28 anos);

Escolheram a alternativa 2 (Não usar a rede existente do setor Pioneiro/por rede nova):

  1. Adão Fernandes Baleero, Secretario de obra “5 anos”;
  2. Orlei Ap. da Silva, Empresário/ACIA;
  3. Driely Melo, Tv Apiacás (Diretora) 9 anos, assessora de imprensa da prefeitura;
  4. Ailton João Zago, Comerciante/pecuarista (32 anos), Diretor da Rádio Selva FM, Irmão do prefeito Adalto;
  5. Onivar, Comerciante Hoteleiro “20 anos”, professor/coordenador da Escola Estadual Vinicius de Moraes;
  6. Juarez Cardoso, Pastor da Igreja Assembleia de Deus “32 anos”;

Escolheram a alternativa 3 (Não conhece o suficiente sobre o assunto):

  1. José Carlos Teschi (Alemãozinho), vereador “10 anos”;
  2. Aldair José dos Santos(Nenê Protético), vereador “3º mandato” ;
  3. Caroline Alves Costa Torres (Carol), vereadora “1º mandato”;
  4. Josiane Gonsalves Ferreira, Enfermeira/Secretaria Municipal de Saúde 1 mês;
  5. Rômulo S. Balieiro, Diretor do DAE(departamento de água e esgoto) 13 anos;
  6. José Roberto Domingos, Padre (6 anos);
  7. Fabiana Pessoa, enfermeira, ex-secretária de saúde  (9,5 anos)/pré-candidata a vice-prefeita;
  8. Júlio Cesar dos Santos, Comerciante – Pecuarista (30 anos)/pré-candidato a prefeito;
  9. Vanderlei Garcia, Técnico em Contabilidade (34 anos), presidente do Sindicato Rural de Apiacás;
  10. Thiago Batista Casadias, Perito Ambiental e Especialista Superior Em Direito;
  11. Marcos Roberto Bernardi, Técnico em Agropecuária e técnico em transação imobiliária, representante da Indeco “Colonizadora”;
  12. Fabio Germano, Professor “21 anos”, Secretário Municipal de Educação;
  13. Genivaldo Pereira de Oliveira, Secretário de Urbanismo “10 anos”;
  14. Ramilton Luna de Alencar, Garimpeiro “36 anos”, pré-candidato a prefeiro.

Abstenção (ato ou efeito de se abster. Recusa voluntária de participar de qualquer ato):

  1. Leilson Balduíno Feitosa, vereador “2º mandato”;
  2. João Bosco Costa, Vice-prefeito (7,5 anos), secretário municipal de agricultura (2,5 anos) Vereador “2 mandatos”;
  3. Solange das Graças Fontalva Zago – Secretária de Assistência Social; 
  4. Nei da Centromel – Secretario de Financia;
  5. Adalto José Zago – comerciante/pecuarista. Prefeito Municipal (7,5 anos);
  6. Jean Garattini Vizzotto – Engenheiro da prefeitura municipal;
  7. José Roberto Pereira – Professor. Secretario de Administração Municipal (7,5 anos).
  8. José da Daniela – comerciante membro da igreja IBN;      

Jornal O Porto Cachoeira Rasteira

munícipe Francisco Pinto dos Santos

 Pesquisa: Opinião pessoal.

 Introdução

 Diante da situação polêmica da rede de água do Setor Pioneiro, criada pelas administrações municipais, o problema está completando 32 anos sem solução. O munícipe senhor Francisco Pinto dos Santos/Diretor e Editor do Jornal O Porto, quer saber a opinião pessoal dos vereadores, Secretários Municipais, vice-Prefeito, prefeito e profissionais ligados ao Setor de Saneamento Básico (Rede de Água), bem como pré-Candidatos a prefeito e Vice-prefeito de Apiacás, outras lideranças de Entidades como igrejas, Sindicatos, ACIA, Lions – sobre a Rede de Água do Setor Pioneiro implantada no município de Apiacás desde 1988(32 anos) e não está sendo usada totalmente.

 Esclarecimentos pessoal de Francisco Pinto dos Santos

 Rede de água implantada no setor pioneiro desde 1988 (32 anos), obra feita pela SANEMAT – Companhia de Saneamento de Água do Mato Grosso. Sendo o governador Carlos bezerra e o prefeito Edson Santos, de Alta Floresta. A obra foi feita dentro dos padrões nacionais de saneamento básico. Um investimento na época(rede de distribuição de água de vários diâmetros em PVC/ramais prediais/cavaletes), que hoje deve corresponder um montante financeiro de mais de um milhão de reais. Tem aproximadamente 330 lotes urbanos no setor.

  1. Na época foi feito o reservatório apoiado de 500m³ no Setor Novo. A casinha de bombas/estação de tratamento. Esse reservatório e casinha de bombas/estação de tratamento a prefeitura está usando desde o ano 2000 (último ano da gestão do prefeito finado Vaner. Mechi “ele fez a captação de água/Adutora de 100 mm, e colocou água no reservatório” e fez alguns metros de rede de água próximo ao reservatório no setor novo).
  2. Por descuido das administrações municipais/Poder Legislativo, das 35 ruas do Setor Pioneiro que foi colocada rede de água em 1988, só 5 ruas colocaram-se água e está funcionando (Rua Vinicius de Moraes (Antiga AV. Edson Arantes do Nascimento), Ivatuba, Imperatriz, Londrina e Caxias). Prova de que a rede é boa.
  3. No decorrer dos anos algumas ruas no Setor Pioneiro receberam pavimentação asfáltica, bem como tubulação de tubos de cimento para coleta de águas pluviais. Com certeza, alguns ramais e canos de distribuição da água foram cortados (mas a administração pública não fez a manutenção dos ramais danificados – mas em poucos lugares ocorreram a danificação. Cabe a administração municipal atual corrigir os erros das gestões anteriores até hoje. O gasto é mínimo.
  4. A obra de pavimentação asfáltica em andamento no setor Pioneiro corresponde à 959,43 metros linear, e compreende a 7 (sete) ruas e Avenidas (Av. Jonas Pinheiro 118,07 m, Rua Japão 127,87 m, Rua Polônia 127,87 m, Av. Santos Dumont (2 Trechos) 287,34 m, Rua Aurora 137,13 m, Av. Monteiro Lobato 56,15 m, Rua Japurá 105 m).
  5. E agora? Vai haver manutenção (consertos) dos ramais cortados ao tirar a terra(bota fora) ou vai deixar cortados os ramais ou rede e por terras em cima como fizeram outras gestões administrativas? Essa é a questão.
  6. O bom seria o prefeito Adalto colocar água na rede, fazer os reparos onde precisar e resolver esse problema. Com isso, ganha o povo do setor(água tratada para o bem-estar da saúde), valorização dos imóveis e pontos positivos para à administração pública/ Poder Legislativo.
  7. Para o gestor do município pedir uma elaboração de um Projeto Novo de Rede de água para o Setor Pioneiro (colocar rede em cima de Rede)/pedir novos recursos do Governo Federal, etc para bancar este segundo investimento no setor – recomenda-se, ou seja, precisa-se o gestor ter em mãos um LAUDO TÉCNICO assinado por um engº da área de saneamento básico, afirmando que a rede tem que ser descartada e citar os motivos.
  8. O Prefeito Adalto já pediu e já foi elaborado o novo projeto pela AMM/MT e já noticiou na Rede Social (Facebook) o Novo Projeto, valor acima de um milhão de reais, tá só esperando emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Bezerra, para executar o Projeto. Solicitei do prefeito Adalto via ofício dia 22/06/20 cópia da fundamentação (justificativa) para elaboração de um projeto de rede de água para o Setor Pioneiro. Informações essas fornecidas à AMM/MT. Pedi que me entregasse dia 23/06/20, mas até agora não recebi as cópias. Também pedi via Ofício dia 20/06/20 se o prefeito Adalto pretende arrumar os ramais/rede que estão sendo cortados do setor pioneiro em função da pavimentação asfáltica em andamento e se ele vai utilizar a rede de água de 1988. Pedi resposta até dia 24/06/20 – mas até agora não recebi a resposta do ofício.

Nota: O Sr. Francisco Pinto dos santos(Escolaridade: Bacharel em Administração de Empresa/jornalista, trabalhou na Companhia de Saneamento de Água do Paraná – SANEPAR, por mais de 11 anos, ele chegou em Apiacás em 1985 e viu a obra da rede de água sendo executada no setor pioneiro. Por isso, em linhas gerais, é o único que bate duro sobre a utilização da rede de água existente, que tem vida útil para mais de 300 anos.

 …………………………………………………………………………………………………………..

 Jornal O Porto Cachoeira Rasteira

munícipe Francisco Pinto dos Santos 

Pesquisa: Opinião pessoal (considerando informações dá pág. 1 em anexo):

Identificação da liderança municipal (letra legível):

Nome: ________________________________________________________

Escolaridade: __________________________________________________

Ano em que chegou em Apiacás: mês ___________/ano _________

 Função(s)/Cargo(s): __________________________________________________

A quanto tempo na função/cargo:_______________________________________

Coloque x em uma das alternativas abaixo considerando sua opinião pessoal (considerando informações dá pág. 1, em anexo):

  1. ( ) O município(gestor) deve fazer manutenção/reparos na Rede de água do Setor Pioneiro existente desde 1988, e usar a rede, conforme esclarecimentos básicos contidos na página 1(uma). Evitando assim por rede em cima de rede. Isso pode dar improbidade administrativa para o gestor ou questionamento de munícipe(s) na Promotoria Pública do município.;
  2. ( ) O município(gestor) não deve fazer manutenção/reparos na rede de água existente desde de 1988. Não colocar água na rede existente. Não usá-la. Esperar implantar o novo projeto de rede de água para o Setor Pioneiro. Isto quando o governo Federal liberar os recursos previstos do novo projeto;
  3. ( ) Não vou dar minha opinião pessoal sobre assunto da rede de água existente no Setor Pioneiro “se deve usá-la ou não, se deve efetuar o conserto ou não dos ramais e canos cortados atualmente em função da pavimentação em andamento no Setor” – porque não tenho o conhecimento suficiente sobre o tema em questão.

Ciente das informações dadas neste documento de pesquisa de opinião pessoal elaborada pelo munícipe Francisco Pinto dos Santos/Jornal O Porto, assino a presente pesquisa considerando a minha escolha da alternativa nº ____  (escrever por extenso o nº da alternativa).

Apiacás, ____ de junho de 2020

Nome/Assinatura: ______________________________________________________

Comentários