Secretaria de Agricultura de Apiacás incentiva produtores rurais da agricultura familiar

Marcelo- sec. agri. agri familiar 25-09-14Uma das principais formas de incentivar a agricultura familiar é através de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento rural e forneçam subsídios às famílias produtoras para que elas tenham meios de aprimorar seus processos e aperfeiçoar a entrega de seus produtos. Por desenvolvimento rural não podemos entender apenas expansão de terras e produção, mas um desenvolvimento ordenado e sustentável, que contribua para a diversidade da agricultura familiar, a redução das desigualdades e também o apoio à gestão e definição de escala da produção.

Os produtores rurais da agricultura familiar de Apiacás contaram com a contribuição do secretário de agricultura Marcelo Oliveira que há um ano e dois meses vem trabalhando para desenvolver a agricultura do município.

De acordo com Sr. Marcelo Oliveira, secretário de agricultura, quando assumiu a secretaria de agricultura a produção estava precária e com baixo indicie produtivo e sub aproveitamento do solo, não havia cadeias produtivas definidas, e faltava documentação necessária. “Quando assumi a secretária tive que começar reorganizando a pasta, desde linha de produção, documentação, resgate econômico, recuperação do solo entre outros. Mas logo no inicio pude contar com a ajuda do ICV (Instituto Centro de Vida) que nos deu uma boa orientação sobre a documentação necessária e juntos criamos Base Cartográfica e a Base Fundiária, que nos ajudou a levantar o pequeno produtor, pois através da Base Fundiária linhas de créditos foram liberadas para os produtores e 250 declarações de ocupação foram entregues”. Afirma o secretário.

Outras ações foram desenvolvidas do ano passado para este ano, como o resgate econômico da produção do leite com quase 70% no valor do litro em cinco meses, além da alimentação do gado de leite houve a recuperação da pastagem com terraceamento para evitar a erosão e com esse trabalho teve um aumento de 30% da produção. Outra atividade que incentivou os produtores foi o controle biológico da cigarrinha das pastagens, diversificação com ênfase da olericultura e fruticultura, analise do solo para melhorar o aproveitamento dos nutrientes, empregos de adubos inteligentes com termo fosfato e aminoácidos, Ninho Cultura para produção de humos, recuperação dos pomares de cupuaçu usando agentes biológicos no controle da praga da vassoura de bruxa e mancha parda. O secretário iniciou a produção de avicultura de postura com produção da ração na propriedade e para dar um incentivo maior para os produtores rurais organizou a criação da feira municipal onde é realizada uma vez por semana onde os produtores comercializam seus produtos.

Secretaria M. de Agricultra/Assessoria de imprensa. (24-09-14)

Comentários

Deixe uma resposta