Após saída, garimpeiros bloqueiam rodovia pela regularização de local

Garrimpo 12-11-15Eduarda Fernandes/Weverton Baiocco/ Tv Guaporeí

Cerca de 150 garimpeiros bloqueiam um trecho da BR-174, desde a tarde desta terça (10), quando deixaram o garimpo na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá).

Segundo informações do delegado da Polícia Federal, Jesse James de Freire, o grupo está na entrada da cidade e permite a passagem apenas de crianças, gestantes e pessoas em situação grave.

O delegado avalia que os garimpeiros não devem permanecer por muito tempo na rodovia, pois não possuem estrutura para isso. “Eles não têm uma liderança, estão desorganizados. Sabemos que querem a regularização do garimpo, mas não existe um órgão no município que tenha essa atribuição”, comenta. Além disso, Freire diz que o dinheiro que conseguiram no garimpo é pouco. “Isso é mais um reflexo da saída”.

Conforme matéria veiculada no programa Bom Dia Mato Grosso, desta segunda (10), na semana passada, 10 mandados de prisão foram expedidos visando desmantelar uma milícia, que estaria controlando o comércio ilegal dentro da Serra. “Alguns policiais e pessoas públicas davam cobertura às atividades ilícitas que estavam sendo desenvolvidas na região”, disse o delegado.

Com a saída dos garimpeiros, a Serra da Borda deve passar por uma perícia a fim de avaliar os impactos ambientais causados pela extração ilegal do minério. No local restou apenas uma grande quantidade de lixo e materiais usados pelos garimpeiros. A PF permanecerá no entorno da Serra por, pelo menos, 10 dias, para evitar o retorno dos garimpeiros.

Garimpo é desocupado; Sema e PF vão fazer perícia e implodirão área

Fonte: Rdnews.com (11-11-15)

Comentários

Deixe uma resposta