Aplicativo lançado hoje pelo TRE mostra resultado detalhado da votação

aplicativo-tre-mt-eleicoes-2016Inovando mais uma vez na área da tecnologia, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lança o Aplicativo Estatísticas, pelo qual os eleitores, candidatos e imprensa terão acesso aos resultados das Eleições Municipais 2016 de forma detalhada, com os votos obtidos pelos candidatos por municípios, cargos e seções eleitorais.

O Aplicativo está disponível para download gratuito na loja da Play Store. Para encontrá-lo o interessado precisa digitar a palavra “Estatísticas”. Inicialmente, o software só poderá ser baixado na plataforma Android. Também é possível acessá-lo no site www.tre-mt.jus.br.

Todos os dados disponíveis no Aplicativo podem ser baixados em diversos formatos, como o Excel e PDF.

Os resultados das Eleições Municipais 2016 estarão disponíveis na ferramenta após a totalização dos votos. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral, por medida de segurança, só autoriza o compartilhamento das informações detalhadas após a finalização do processo de totalização.

Mas o cidadão interessado nos resultados dos pleitos anteriores já pode navegar no Aplicativo, que detalha os votos obtidos pelos candidatos por município, e também por seção eleitoral, desde as eleições de 1994. Ainda é possível saber o número de eleitores, votos válidos, votos brancos, votos nulos, percentual de comparecimento e de abstenção por pleito eleitoral.

“O TSE fornece o resultado das eleições, mas em dados gerais, sem detalhar como faz o Aplicativo, que é uma ferramenta que irá tornar as informações mais completas”, ressaltou o coordenador de soluções corporativas, Luís Cézar Darienzo.

O Aplicativo foi desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE-MT, Luís Cézar Darienzo Alves, Edgard Beltrão Leonel, Yuri André de Barros Gonçalves, Jorge Luis Bublitz e Sávio Pereira Cruz.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Fonte: www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias ( 01-10-16)

Comentários

Deixe uma resposta