A Procuradoria Geral do Estado (PGE) entregou ao governador Mauro Mendes, o “Projeto de Potenciais Investimentos para 2021”. O documento apresenta propostas relacionadas a aquisições na área de tecnologia que visam dar mais celeridade no atendimento ao público e andamento de processos judiciais.
A implantação auxiliará tanto para o serviço presencial, como o online em casos de consulta e negociação de débitos em dívida ativa. O relatório é feito por todas as secretarias e autarquias do Estado e contam com o mesmo prazo de levantamento das demandas de cada setor, e prazo de entrega.
O projeto será aplicado na modernização dos sistemas de gestão de processos judiciais, sistema de dívida ativa e sistema de compensação. Todos têm como retorno esperado a modernização de fluxos de trabalho, tecnologia atual, automação de processos e inteligência artificial. A iniciativa também poderá auxiliar no aumento da receita e diminuir prejuízos judiciais administrativos.
“São contemplados basicamente sistemas de informática que vão contribuir na diminuição do tempo de atendimento ao contribuinte – evitando deslocamentos desnecessários para resolver as pendências”, explicou o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.
Recentemente a PGE criou um comitê setorial que será responsável por definir a priorização dos processos do órgão e aplicar a metodologia para implantação dos fluxos e documentos digitais através do Sistema Integrado de Gestão Administrativa de Documentos (SIGAdoc).
A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Rio de Janeiro e Espírito Santo (TRF2), foi instituído pela Secretaria de Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).
Para que o projeto de investimentos seja colocado em prática, será necessário
– Contratação de outra empresa fabricante de software com maior volumetria de serviços e instrumentos
– Contratação da extração e automatização de dados públicos de devedores
– Digitalização integral do acervo físico
– Implantação de fluxos administrativos eletrônicos de trabalho e processos no sistema (SIGAdoc)
– Plataforma de abertura e gestão automatizada de chamados externos, respostas robotizadas, sem linguagem natural (chatbot), viabilizando informações e meios de pagamento de tributos
Fonte: www.mt.gom.br (01-09-20).
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