Secretaria de Saúde de Apiacás e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde com o tema: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade

1 conferencia saúde 05-09-17Nesta sexta-feira (25) a Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde com o tema: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade. O objetivo da conferência foi de estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde, a Sra. Alcinéia Oliveira de Souza palestrou pelo Eixo 1, o Sr. Claudinei Barros Silva palestrou pelo Eixo 2, e a secretária de saúde de Apiacás a Sra. Fabiana Pessoa palestrou pelo Eixo 3 e 4. Durante a audiência houve alguns debates como: saúde ambiental e do trabalhador, doenças e agravos a saúde da população, entre outros.

Para Sra. Fabiana Pessoa, secretária de saúde, essa 1ª Conferência relacionada a vigilância em saúde vem para atender as necessidades que acompanham a equipe que trabalha e os usuários. “ A conferência é um dos momentos de participação ativa da população na elaboração de propostas que serão empregadas tanto pela gestão municipal quanto estadual e a nível federal, essas propostas serão empregadas dentro do sistema único de saúde, e assim tentar solucionar alguns problemas enfrentados pelo sistema. Quero parabenizar os conselheiros da saúde e a equipe da secretaria de saúde que se esforçaram para que a conferência pudesse ser realiza com sucesso, e não posso deixar de agradecer de forma especial os nossos palestrantes”. Ressalta a secretária.

Já o vice-prefeito, Sr. João Bosco, que esteve representando o prefeito Adalto Zago que estava em viagem a Cuiabá, disse que essas conferências que envolvem a sociedade é de extrema importância, pois assim a população passa a conhecer os problemas enfrentados e juntos buscam soluções. “Estou participando da conferência para representar o meu amigo, prefeito Adalto, que está cumprindo sua agenda na capital do Estado. Quero parabenizar em nome da Fabiana Pessoa secretária de saúde, toda sua equipe e os demais envolvidos pela organização desse evento, dizer que quando trazemos a sociedade para dentro da conferência, estamos levando informações sobre os problemas enfrentados, porém estamos em busca de soluções, e assim todos juntos lutando por uma só causa”. Afirma o vice-prefeito.

De acordo com a Sra. Regina Pizoli, presidente da câmara de vereadores, a conferência realizada foi de grande importância, não só para a sociedade, mais também para os vereadores que participaram. “Essa conferência foi muito importante, pois passamos a entender quais são os problemas que o sistema único de saúde vem enfrentando, e nós vereadores junto com as pessoas que estavam participando, tivemos o prazer de elaborar propostas que serão analisadas tanto pela esfera municipal quanto estadual. Deixo aqui meus parabéns à equipe da saúde que sempre trabalham com muito carinho e dedicação pela nossa população”. Diz a vereadora.

Assessoria de Imprensa: Driely Melo (29-08-17)

Comentários

Deixe uma resposta