24 de abril de 2024

Ofícios(2), protocolados na prefeitura de Apiacás(Executivo) dia 20 e 22/06/20 e o munícipe não recebeu a resposta ainda (06-07-20)

Ofício Nº 005/2020.

Apiacás, 20 de junho de 2020

Epigrafe: Urgente – Ainda dá tempo de por água na rede de água existente no Setor Pioneiro desde 1988, antes de terminar seu mandato de 8 anos frente ao Exercício Municipal.

Prefeito Adalto,

Na condição de munícipe e diretor do Jornal O Porto venho mais uma vez clamar por solução de um problema existente no município desde 1988. Colocar água em todo o Setor Pioneiro. Das 35 ruas e avenidas do Setor Pioneiro só 5 ruas foi colocada água na rede existente e tá funcionando (Rua Vinicius de Moraes (Antiga AV. Edson Arantes do Nascimento), Ivatuba, Imperatriz, Londrina e Caxias). Isso prova que a rede está boa. Só falta vontade politica para resolver o problema.

Mais um motivo para fazer a manutenção urgente na rede e ramis que estão sendo danificados com a pavimentação no Setor Pioneiro. Uma vez que, terra estão sendo tiradas das ruas (danifica alguns ramais) e depois será colocado terra virgem para compactação. O certo e correto de uma administração que se preza, é arrumar o que está sendo estragado:

 Ordem de serviço dada pelo Prefeito Adalto para pavimentação no Setor Pioneiro em 01/06/20, corresponde a 959,43 metros linear  e compreende a 7 (sete) ruas e Avenidas (Av. Jonas Pinheiro 118,07 m, Rua Japão 127,87 m, Rua Polônia 127,87 m, Av. Santos Dumont (2 Trechos) 287,34 m, Rua Aurora 137,13 m, Av. Monteiro Lobato 56,15 m, Rua Japurá 105 m). (Total 959,43 Metros linear).

 Lembrete: Não sou oposição à sua administração tanto que fico cobrando boas ações de vossa senhoria, por água pro povo do Setor Pioneiro. Isso vai subir pontos positivos no fechamento de seu mandato como prefeito e cidadão de Apiacás.

Até o momento nada fundamenta dizer que a rede não presta e pedir projeto novo de rede de água para o Setor. (Novos recursos). Com a Pandemia do Covid-19 as verbas vão ficar escassas, até hoje nunca vi uma avaliação técnica, fundamentada com detalhes de um Engº  sanitarista (área de saneamento), dizer que a rede não presta (elefante branco como dizem a maioria dos executivos municipais de Apiacás, etc.).

 Anexo (documento que provam a minha dedicação, para contribuir para a solução do problema. Mas infelizmente até hoje só levei crítica, Chicotadas e privações financeiras por parte das administrações públicas municipais). O Legislativo Local nunca vestiu a camisa com rigor justo aos executivos que passaram pelo poder. As cobranças foram sempre de leve, na maioria, quando eu cobrava deles. Sobre a solução do problema:

  1. Ofício 10-2011 perguntas rede de água e viveiro;
  2. Mapa setor Pioneiro rede de água 12-02-16;
  3. Rede de água do Setor Pioneiro – considerações set-2012;
  4. Ofício 002-2012 a Funasa-MT- rede de água 18-10-12;
  5. Ofício 003 de 14-12-2012 a Funasa;
  6. Rede de água – Setor Pioneiro – carta 05-10-15;
  7. Câmara municipal – Indicação p água setor pioneiro 25-11-19.

– Como estamos já no final do mandato de sua administração e tem pavimentação asfáltica já em execução e precisa de manutenção urgente dos trechos em obra. Solicitei de vossa senhoria uma resposta até 24/06/2020 se o senhor vai fazer a manutenção dos ramais e rede danificadas. Se vai fazer e porque pretende aproveitar a rede.

– Caso a resposta for negativa, me vejo no direito e dever de encaminhar com a máxima urgência uma documentação para a promotoria pública para avaliar o caso em questão.

– Prefeito, sei que todas as secretarias municipais, e departamentos bem como a Câmara de Vereadores sempre admiram sua administração e por isso, muitas vezes ficam constrangidos em debater com vossa senhoria, alguns assuntos que o senhor se considera o dono da verdade (sua palavra e opinião que prevalece). Mas por favor ceder também para uma causa nobre, onde o financeiro e a saúde do povo estão em jogo, é um gesto saudável. Obras tidas conhecidas como elefante branco/ não presta, as vezes, na realidade, é só fantasia do administrador, seu fundamento em dados técnicos porque conhece do assunto.

Atenciosamente,

                                Francisco Pinto dos Santos

                Munícipe e diretor do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira

Com cópia para:

– Câmara Municipal, Sec. Municipal de Administração, Sec. Municipal Financeiro, Sec. Municipal de Saúde, Sec. Municipal de Urbanismo, Sec. Municipal de Agricultura/Meio Ambiente/Turismo/Industria e Comercio, Sec. Municipal de Infla estrutura, Sec. Municipal de Educação, Departamento DAE/Engº João Antônio, Engº Antônio (Assessor do gabinete do deputado Carlos Bezerra), AMM/MT Departamento de Engenharia e Funasa-MT. 

Ofício Nº 006/2020.

Apiacás, 22 de junho de 2020

Prezado prefeito,

Epígrafe: Urgente – Solicito cópia da fundamentação (justificativa) para elaboração de um projeto de rede de água para o Setor Pioneiro. Informações essas fornecidas à AMM/MT.

 Na condição de munícipe e diretor do Jornal O Porto, venho cordialmente solicitar cópias dos documentos fornecidos a AMM/MT, objetivando elaborar o projeto de rede de água para o Setor Pioneiro. Projeto este, que o senhor já apresentou via rede social aos munícipes.

Esclarecimento:

Dias atrás (18/6) telefonei para a AMM/MT (Departamento de Engenharia), e falei com a coordenadora. Na oportunidade, solicitei informação sobre o fundamento e justificativa que a prefeitura de Apiacás forneceu a AMM/MT para a elaboração do projeto de rede de água para o Setor Pioneiro. A coordenadora pediu para min ver essas informações com a Prefeitura Municipal de Apiacás/Engº Jean.

Falei com o Engº Jean (hoje dia 22), ele afirmou que esses dados existem, mas o pedido precisa ser feito à secretaria de administração/prefeitura. Portanto, razão pela qual, solicito as cópias dos documentos acima já mencionado.

Essas cópias pego dia 23/6 das 10 às 11 horas da manhã com a chefe de gabinete ou com a secretaria de administração. Tão logo tiver disponível dia 23/6 os documentos telefonam-me 98433 0634 que eu vou pegá-lo. 

Sem mais para o momento, agradeço a sua atenção e aproveito para apresenta-lhe o meu respeito de elevada estima e consideração.

 Cordialmente,                                                     

Francisco Pinto dos Santos

Munícipe e diretor do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira

Ao

Adalto José Zago

Prefeito Municipal de Apiacás

 Com cópia para: Câmara Municipal.

Comentários