23 de abril de 2024

OBRA QUEIMADA – NUNCA FOI USADA

Mapa setor Pioneiro – todas ruas com rede de água e ramais prediais desde 1988 sem água. As administrações municipais nunca deram à devida atenção aos moradores do setor.
Bombas de poço – a maioria dos moradores do setor Pioneiro usam

A rede de água do Setor Pioneiro, instalada no 2º semestre de 1988, pelo prefeito Edson Santos de Alta Floresta, “que administrava o Distrito de Apiacás”, essa obra teve na época o apoio do Governador do Estado Carlos Bezerra.

Essa rede até hoje não foi utilizada pelas administrações municipais, exceto duas ou três ruas, próximo da escola Vinícius de Moraes. Esse setor pioneiro tem aproximadamente 330 ligações prediais.

Nesse 2º semestre de 2016 será votada na Câmara Municipal a LOA – Lei Orçamentária Anual para 2017”, onde o governo municipal define as prioridades contidas no PPA “PLANO PLURIANUAL”, ou seja, define as metas que deverão ser atingidas em 2017. Será que o setor Pioneiro será contemplado com algum recurso para fazer alguns reparos na rede?

O Prefeito Adalto Zago depois de ouvir muitas cobranças minhas, pediu ao engenheiro que presta serviço na prefeitura na área de saneamento de água, para vir falar comigo (2 º semestre de 2015). Depois dos esclarecimentos feitos, o engenheiro admitiu que seja possível sim, utilizar essa rede, só alegou que falta recurso para a pequena revisão na rede e nos ramais prediais. Eu, pessoalmente disse ao engenheiro, que acredito no Adalto, e se ele priorizar o uso dessa rede de água, ele vai conseguir destinar os recursos necessários.

Estamos em agosto de 2016 e até agora nada de revisão na rede. Na verdade a administração do Adalto não planejou o uso dessa rede e sim um projeto novo para o setor, só que até agora nada. Assim agiram outros prefeitos de Apiacás.

Agora inicia-se o planejamento do novo pleito municipal para mais 4 anos (eleições 2016).

Vamos ver se os candidatos a prefeitos/vice-prefeitos e vereadores vão assumir este compromisso por escrito no Plano Governamental e no palanque, se vão utilizar a rede existente ou vão esperar o Governo Federal ou Estadual liberar outro recurso. Os administradores municipais precisam ter muito cuidado para não queimar recurso já aplicado em obras.

A caixa d’água (reservatório apoiado) no setor novo, construído também em 1988 está sendo usado pela prefeitura, porque a rede de água do setor pioneiro não pode? O diâmetro da rede instalada no setor pioneiro são de 60, 75, 85, 110 e 140 milímetros. As mangueiras dos ramais são de alta pressão e os cavaletes de ferro galvanizado.

Ouve alguns estragos na rede (tubulação) e nos ramais prediais em alguns pontos, foi à própria prefeitura ou empreiteira que estragou. Quanto mais tempo demorar em por água no setor, mais prejuízos será para a prefeitura e munícipes, porque novos asfaltos e calçadas serão danificados.

Água tratada num setor, além de prevenir doenças no povo, torna-se econômico para o pessoal de baixa renda, pois não precisam limpar e refundar poços, fazer manutenção ou até substituir as bombas e acima de tudo, valoriza os imóveis do setor.

Francisco Pinto dos Santos – Pioneiro em Apiacás – viu fazer a rede água – trabalhou na Companhia de Saneamento do Paraná-SANEPAR 11 anos.

Comentários