24 de abril de 2024

Leite: em apenas 9 meses, propriedade em MT amplia em 70% produção diária

Um salto expressivo: de 147 para 250 litros de leite por dia. Foi esse o avanço registrado no sítio Recreio, em São José dos Quatro Marcos, noroeste de Mato Grosso. A produção leiteira é a principal aposta da propriedade do José Carlos Dias, que tem visto o desempenho da atividade melhorar consideravelmente nos últimos nove meses.

O progresso começou ficar mais intenso a partir do trabalho de assistência técnica e gerencial oferecido pelo Senar Mato Grosso, por meio do programa Senar Tec Leite. O produtor é um dos 30 na região que recebem visitas mensais dos técnicos, que traçam estratégias específicas para cada propriedade, com foco na melhora do desempenho.

Para ampliar em 70% a produção diária, o José seguiu as orientações repassadas pelo zootecnista Alessandro Santos, que é técnico de campo do Senar-MT. Entre elas, a separação do rebanho em lotes e o estabelecimento de dietas diferentes para cada um dos lotes de animais, conforme a necessidade nutricional. Com isso ele reduziu os custos e melhorou o desempenho produtivo da vacada. Em maio do ano passado, cada animal produzia em média 4,6 litros de leite por dia. Hoje, são 9,6 litros diários.

A história de sucesso do sítio Recreio foi destaque no programa Bom Dia Senar Mato Grosso desta semana. O técnico do Senar-MT explicou o caminho percorrido para que a propriedade se tornasse mais um exemplo de que como a assistência técnica e gerencial ajuda a transformar realidades e a realizar sonhos de vida.

Fonte: www.canalrural.gov.br (01/03/2021).

Comentários