24 de abril de 2024

O Grito de Apiacás – Reunião em Brasília com o Ministro da Justiça -Terras Indíginas

Prefeito de Apiacás Adalto Zago em Brasília

Prefeito de Apiacás Adalto Zago em Brasília

Em abril desse ano a Presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de ampliação da reserva Kayabi localizada no município de Apiacás, de 127 mil hectares para aproximadamente 1, 053 milhão de hectares, com isso o município perde cerca de 75 % de sua área produtiva.

Na tentativa de minimizar os impactos com a ampliação da reserva o Prefeito de Apiacás Adalto Zago participou de uma audiência pública com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso nesse dia 10 de julho em Brasília junto também estava o prefeito de Paranaíta Tony Rufatto, o Deputado Estadual Pedro Satélite, Deputado Federal Nilson Leitão, Senador Jaime Campos e o Governador Silval Barbosa. Essa audiência teve o objetivo de apresentar uma proposta para o Ministro na qual visa excluir a demarcação da nova reserva de 171,9 mil hectares de terras produtivas que está dentro do município de Apiacás.

O prefeito Adalto Zago não está medindo esforços para que não haja essa demarcação em nosso município, e ele ainda ressalta que o poder executivo junto com legislativo está dando total apoio aos produtores que possuem propriedades onde está sendo demarca como reserva indígena.

Comentários