Palestra sobre o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

Palestra sobre o Instituto Nacional do Seguro SocialINSS

Palestra realizada a pedido do estagiário Sebastião Bom Despacho Oliveira, através do (CRAS) Centro de Referencia de Assistência Social, no dia 06 de junho de 2013 na câmara municipal de Apiacás, às 14h00min horas, que contou com a participação da assistente social do INSS de Alta Floresta Srª. Marli Ribeiro de Barros Stabilito, que abordou o tema referente à questão previdenciária, orientação, inserção e encaminhamento de benefícios junto ao INSS, onde foram esclarecidas algumas duvidas sobre aposentadoria, benefícios, auxilio e pensão.

Foram destacados sobre o tempo de contribuição necessária, idade para se aposentar, bem como os critérios para inclusão no BPC, e auxílios: doença, acidente e reclusão.

Para a aposentadoria especial enfatizou o mínimo de contribuições que são de 180 meses e para auxílios será necessário perícia e avaliação assistencial que são realizadas em Alta Floresta mediante agendamento através do telefone 135 ou pelo CRAS.

Sobre o BPC foi esclarecido que o mesmo é um beneficio de prestação continuada da assistência social, pago pelo governo federal, e são beneficiários pessoas idosas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, sendo que para ter direito ao beneficio deverá comprovar que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja  inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos homens, e a partir dos 55 anos mulheres.

Para aposentadoria por idade têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade e precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos homens, e a partir dos 55 anos mulheres e têm de provar com documentos, 180 meses de atividade rural.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o INSS os interessados podem procurar a sede do CRAS na avenida Jonas Pinheiro N° 16  ou pelo telefone 66 3593-1732 que dentre outros serviços também esta realizando os agendamentos de pericia. Participaram da palestra conforme lista de presença, aproximadamente 50 pessoas.

 

Gislaine Xavier da Silva – Coordenadora do CRAS de Apiacás

Comentários

Deixe uma resposta