02 de maio de 2024

Em maio, Cuiabá retomará aulas presenciais no sistema híbrido

De acordo com o Decreto Municipal Nº. 8.388, publicado nesta sexta-feira (9), as atividades presenciais na rede pública municipal de Educação devem ser retomadas a partir do dia 3 de maio, de forma híbrida.

Ja na próxima segunda-feira (12),  está permitido o retorno das aulas na rede particular de ensino, também no formato híbrido.

Ensino híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula, interagindo com os colegas e com o professor.

O novo decreto tem validade de 15 dias e mantem medidas anteriores visando à contenção da transmissão do novo coronavirus na Capital.

O prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) anunciou as novas medidas na manhã de hoje, durante uma live.

Segundo ele, as medidas só foram possíveis porque Cuiabá deixou o hanking das cidades classificadas como de “risco muito alto” e passou a estar em “risco alto para a Covid-19.

Lembrou que  todas as medidas de biossegurança já previstas nos decretos anteriores, assim como os protocolos sanitários recomendados, deverão ser mantidos, como o limite de 50% da capacidade total de cada sala de aula, distanciamento entre as carteiras, disponibilidade de álcool 70% ou produto semelhante para higienização, uso de máscara, entre outras.

Nas unidades da rede pública municipal de ensino, as atividades pedagógicas continuarão em todos os níveis, por meio do uso de tecnologia digital e estratégias de ensino a distância – EAD, até 3 de maio de 2021.

A previsão é de que, a partir dessa data, possam ser realizadas pelo sistema hibrido, até o pleno restabelecimento das atividades presencial.

RETORNO SEGURO – Desde março do ano passado, quando as atividades presenciais foram suspensas na rede pública municipal, os profissionais da Educação discutem a adoção de medidas que permitam a retomada segura das aulas.

Nesse sentido, foi criado o Plano Estratégico com protocolos de biossegurança e orientações para o ensino hibrido.

Além da implementação de protocolos de biossegurança, orientações sobre os espaços escolares e a formação dos profissionais, em especial aqueles que lidam diretamente com os estudantes, como professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnicos de Nutrição Escolar (TNE), Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) e equipes pedagógicas,  a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou, para as unidades educacionais, dispenser para álcool, tapetes sanitizantes, produtos para desinfecção dos espaços, máscaras para os estudantes e profissionais entre outros itens.

Fonte: Diário de Cuiabá (10/04/2021).

Comentários