30 de abril de 2024

Editorial – Agricultura Familiar de Apiacás vai decolar agora?

O prefeito Júlio de Apiacás em sintonia com o governo do Mato Grosso, propôs via o Projeto de Lei 070/2023 um Plano Municipal para a Agricultura Familiar a curto, médio e a longo prazo, os vereadores em reunião extraordinária dia 23 de outubro (ontem) aprovaram o Projeto.

O Plano no papel está excelente, vamos ver na prática se vai dar certo. A Prefeitura e o Estado estão propondo fazer as coisas acontecerem… vamos ver como o Plano, vai ser acolhido pelos agricultores/Associações dos agricultores.

Até o momento, os recursos no Orçamento do município destinados a promover o Desenvolvimento da Agricultura Familiar em Apiacás foram tímidos. Tanto é que, o município de Apiacás há muitos anos, tem uma área de terra destinada a uma escola Agrícola, mas esse incentivo da escola nunca foi discutido pelos prefeitos em audiência pública nem pela Câmara de vereadores. Até que no começo dessa gestão atual, falei com um vereador/Secretária Municipal, sobre a Escola Agrícola, mas ficou o dito pelo não dito.

De fato, em função da logística para comercializar os produtos até hoje não oferece vantagens a produção em Apiacás, que é insignificante. Até para o consumo interno a maioria dos produtos vêm de fora. O Projeto da Hidrovia TelesPires/Tapajós continua na gaveta do Governo Federal. O garimpo, a pecuária a extração da madeira foram as atividades de destaque no município até hoje. Esse senário vai mudar? Acredito que, se de fato a agricultura avançar, esses outros seguimentos econômicos devem continuar…

O Projeto de Lei tem Metas a serem cumpridas até 2030 e em seguida elaboração de um Plano para o período de 2031-2040. Boa sorte aos gestores municipais/Conselho Municipal da Agricultura/Secretária de Agricultura/produtores da agricultura familiar. Quem viver verá, os resultados desse Plano. Esse projeto vai virar Lei Municipal, assinada pelo prefeito Júlio César dos Santos. Quem gosta da atividade e sabe do valor econômico dela para o desenvolvimento do município, pode até arquivar essa lei para ser consultada o passo a passo da caminhada.

Segue o Projeto de 070/2023 que foi aprovando pelos vereadores com o anexo e justificativa do prefeito ao Projeto.

Comentários