29 de março de 2024

Secretaria de Agricultura desenvolve cultura da mandioca no Município de Apiacás

Diante da crescente demanda para a produção de mandioca no município de Apiacás, a Secretaria de Agricultura está desenvolvendo um trabalho de assistência técnica participativa e mais voltada ao aprendizado do produtor inserido nessa cadeia produtiva e com a instalação de uma empresa farinheira essa necessidade de se conhecer a cultura da mandioca bem como seu manejo se tornou mais evidente, levando a intenção de se criar uma URT voltada para a cultura da mandioca.

Segundo o Sr. Marcelo Soares, secretário de agricultura,  o objetivo dessa URT será para demonstração de novas técnicas, novas variedades, manejo, produção de mudas e como campo demonstrativo a URT terá um modelo físico do sistema de produção a ser implantado visando também a transferência de tecnologia implantada, testada e recomendada. “Com esse proposito a URT deve induzir a um desenvolvimento de uma estratégia produtiva, adaptada a particularidades de cada sitio e não servindo como um modelo único a ser seguido”. Afirma o secretário.

O Sr. Carlos Farias, produtor rural, diz estar satisfeito com o incentivo que a prefeitura vem dando por meio da secretaria de agricultura. “Quero agradecer o secretário Marcelo que vem nos incentivando já que o cultivo da mandioca estava sendo esquecido pelos produtores”. Lembra o produtor rural.

A necessidade de um campo de demonstração é de importância crucial no trabalho de assistência técnica, pois nesses campos o produtor pode ver na pratica como é o trabalho e manejo da cultura bem como conhecer novas técnicas e variedades.

Comentários