19 de abril de 2024

Secretaria de Agricultura de Apiacás implanta Sistema de Plantio Direto para Olericultura

A Secretaria Municipal de agricultura de Apiacás – MT, através de seu secretário Marcelo Soares de Oliveira vem desenvolvendo um trabalho na área da agricultura familiar trazendo novas técnicas de cultivo e manejo nas áreas de fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite e avicultura de postura e de corte.

Na área de olericultura esta sendo implantado em algumas propriedades o sistema de plantio direto ou também chamado de cultivo mínimo, segundo o Secretário Marcelo Soares que também é técnico em agropecuária com 18 anos de experiência na área de fruticultura e olericultura sendo que cinco anos foram trabalhados fora do Brasil onde trabalhou na Inglaterra e Israel na área de fruticultura e irrigação. “Tive conhecimento desse sistema na Embrapa Hortaliças em Brasília e resolvi implantar aqui em Apiacás em resposta ao problema de algumas áreas com processos erosivos, tendo por base o conhecimento que adquiri, estou seguindo três princípios básicos do cultivo mínimo que é rotação de culturas, cobertura e revolvimento mínimo do solo”.

Ainda segundo o Secretário “O sistema traz inúmeros benefícios como, minimização dos processos erosivos, a redução na mecanização e no uso de água e energia, a diminuição de infestação por plantas daninhas, diminuição da temperatura no solo, melhor qualidade das características físicas, químicas e biológicas do solo, entre outras”. Afirma o secretário.

Para o produtor o Sr. Daniel Lorette “Esse novo sistema além de ajudar na preservação do solo ainda diminui uns 30% no custo de produção”. Ressalta o produtor.

Como se trata de um manejo inovador aqui em Apiacás o secretário Marcelo Soares mantem um acompanhamento técnico constante para a adaptação dos produtores locais para que se obtenha sucesso na sua adoção.

Assessoria de Imprensa; Driely Melo (24-03-15)

Comentários