28 de abril de 2025

Documentário: Ações do finado ex-prefeito Vaner Mechi, e trabalho do Chico Né sobre o sistema de água de Apiacás.

Segue esclarecimentos de etapas de gestões administrativas municipais e recortes de matérias do arquivo do Jornal O Porto na gestão do Vaner Mechi:

Francisco Pinto dos Santos(Chico Né), foi diretor do SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto, nomeado pelo prefeito Vaner Mechi dia 02 de abril de 1997, através do decreto municipal nº 064/2020. Período do Chico Né atuando no SAAE: abril de1997 a 31/12/2000.

Primeira etapa: Gestão 1988, sobre o Sistema de Água de Apiacás. Quando Apiacás ainda era Distrito de Alta Floresta e o prefeito era o Edson Santos. E, Carlos Bezerra era o governador do estado de Mato Grosso. Em 1988, a SANEMAT-Companhia de Saneamento de Água de Mato Grosso, Perfurou poços semiartesianos do lado de cima da Rua Santos Dumont, próximo a antiga casa do Valtinho piloto, mas os poços não deram vazão suficiente, implantou rede de água no Setor Pioneiro, fez reservatório de 500m³, fez escritório do lado do reservatório (onde hoje é a ETA-Estação de Tratamento de Água), fez o projeto da captação lá na chácara do finado Juarez. 

Nota do Jornal O Porto: Nas duas primeiras gestões administrativa de Apiacás, prefeito Augusto dos Santos Neto(Seu Dú) gestão de 1989–1992, e Luis Carlos Rabecini gestão de 1993–1996, não houve movimentação quanto o sistema de água de Apiacás.

Segunda etapa: Prefeito Vaner Mechi, terceira gestão 1997–2000, Levou energia na captação, fez a capitação na chácara do Juarez, fez a adutora de água bruta de diâmetro 100mm, da chácara até no reservatório apoiado, sendo 1400m de adutora da captação até no reservatório, comprou uma mini estação de tratamento, fez reforma na parte elétrica na estação de tratamento e reformou a pintura no reservatório, entre outros serviços, mas não foi possível fazer a interligação da ETA para o Setor Pioneiro.

Vaner Mechi fazendo obras de melhorias no Setor Pioneiro (pavimentação asfáltica/drenagem), cortou rede e ramais de água, mais foi o mínimo, devido a profundidade da rede.

Terceira etapa: Gestão Silda Kochemborger, sendo dois(2) mandatos 2001–2008, nesse período Silda interligou a ETA com o Setor Pioneiro, com uma adutora de PVC, para distribuição de água tratada, de diâmetro 150mm, mas deixou o registro fechado(perto da ponte) para o setor pioneiro. Silda priorizou muito o Setor Novo, colocando rede de água. Silda colocou água em três ruas do Setor Pioneiro(Av. Edson Arantes do Nascimento “hoje Av. Vinicius de Moraes”, Rua Ivatuba e Rua Imperatriz), água vindo das casinhas populares.

Silda fez uma adutora de água bruta de PVC de diâmetro 150mm e fez uma estação de tratamento, etc…

Silda fazendo obras de melhorias no Setor Pioneiro (pavimentação asfáltica/drenagem), cortou rede e ramais de água, mas foi o mínimo, devido a profundidade da rede.

Nota do Jornal O Porto: Tião Fera gestão 2009–2012, não fez nada sobre a rede de água do setor pioneiro. Tião Fera fazendo obras de melhorias no Setor Pioneiro (drenagem de águas pluviais), cortou rede e ramais de água, mas foi o mínimo, devido a profundidade da rede.

Quarta etapa: Prefeito Adalto Zago duas(2) gestão sendo 2013–2020, na primeira gestão do Adalto em função de melhorias no setor(Asfalto), cortou rede e ramais e não arrumou, no segundo mandato em 2018, mandou fazer um projeto novo de rede para o Setor Pioneiro(na minha opinião sem necessidade), alegando no memorial do projeto, que o setor pioneiro não tem rede. E em abril/2019, colocou águia em duas ruas do Setor Pioneiro(Rua Caxias e Rua Londrina), e em junho/2020, em função de melhorias(pavimentação asfáltica/drenagem), gestor já cortou uma rede e vários ramais em função da pavimentação asfáltica(nas ruas/avenida: Santos Dumont, Aurora, Nova Erechim, Japurá, Jonas Pinheiro, Espanha, Japão e Polônia).

Em Junho/2020, Francisco Pinto dos Santos(popular Chico Né), alertou prefeito e vereadores dos ramais cortados e não sendo arrumados. E Chico Né entrou na justiça a nível municipal e em outros Órgãos do Estado/Governo Federal, denunciando o fato “prejuízo ao erário público”, Chico Né, aguarda o desfecho dessa novela.    

As obras de pavimentação asfáltica/drenagem no Setor Pioneiro estão a todo vapor – depois dos ramais cortados e sem arrumar prefeitura tá patolando e gradeando as ruas, colocando terra para compactação. Na opinião do Chico Né, os vereadores consideram que isso tudo está normal, pois nada fizeram até agora com prudência/ação na justiça, para impedir o abuso de poder do gestor municipal. O Poder Executivo não tem laudo técnico em mãos e está fazendo o que bem quer.

Segue recortes de matérias do arquivo do Jornal O Porto sobre o sistema de água de Apiacás na gestão do finado ex-prefeito Vaner Mechi:                

1º edição do Jornal – Pág. 11
Edição nº 02 do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira
Edição nº 03 do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – de março/1998
Edição nº 04 do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – de abril/maio 1998
Edição nº 05 do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – de junho/1998
Edição nº 06, pág. 7 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – de julho/agosto 1998. Água chegou no reservatório apoiado 24/08/1998
Edição nº 07, pág. 7 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – 24/08/1998
Edição nº 07, Pág. 7 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – setembro/1998
Edição nº 08 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – 31/12/1998
Edição nº 10, pág. 7 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – Janeiro/fevereiro 1999
Edição nº 12, pág. 3 – do Jornal O Porto Cachoeira Rasteira – abril/1999. Foto de rede PVC de distribuição saída do reservatório apoiado na ETA

Comentários