15 de outubro de 2019

Dia da Árvore é comemorado com plantio e distribuição de mudas

ÁGUA PARA O FUTURO

O Dia da Árvore – 21 de setembro – foi comemorado pela equipe do projeto Água para o Futuro nesta sexta-feira (20), com plantio e distribuição de mudas nativas do cerrado na Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro, no bairro Planalto, em Cuiabá. Cerca de 80 foram plantadas no entorno da nascente nº 01 identificada e monitorada pelo projeto, localizada no quintal da escola. Outras 500 mudas foram distribuídas para os alunos e a comunidade escolar.

Esse é um momento histórico, que representa a concepção do que realmente é o Água para o Futuro, a união da resolutividade do Ministério Público com o trabalho científico da Universidade Federal de Mato Grosso, o trabalho técnico do Instituto Ação Verde e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e, principalmente a participação da comunidade. A sociedade precisa compreender a insanidade que é aterrarmos ou degradarmos uma nascente. Sem água nada acontece”, afirmou o promotor de Justiça Gerson Natalício Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá.

Conforme o promotor, a nascente da escola é, lamentavelmente, parte do universo de 78% das 215 nascentes confirmadas na capital, que estão em situação de degradação. Ele esclarece que o plantio das árvores compõe o processo de recuperação da área. “No futuro, os alunos poderão contemplar a surgência da água após arecuperação dessa nascente, que poderá também fornecer água para a rede pública em benefício de toda a população cuiabana”, enfatizou.

O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que busca garantir segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, monitoramento, recuperação e preservação de nascentes urbanas no Estado. A primeira nascente catalogada pelo programa foi essa, da Escola 12 de Outubro. Segundo o biólogo Abílio Moraes, coordenador do projeto, a implantação do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad) consistiu na delimitação da área a ser preservada eeliminação dos fatores de degradação que, neste caso, eram entulhos.

Daqui foram retirados 12 caminhões de lixo e depois feita a roçada. Hoje realizamos o plantio das mudas. Os próximos passos serão a manutenção da área, com limpeza permanente para que as árvores cresçam. Além disso, a prefeitura está elaborando um trabalho de revitalização do entorno, com base na concepção do projeto que é de integrar e manter um convívio adequado e harmonioso entre meio ambiente e a sociedade”, explicou Abílio Moraes.

Para os alunos, foi um momento especial, que encerrou a semana de atividades voltadas ao Dia da Árvore. Kauany Reis Farias de Freitas, de 10 anos, ressaltou que as mudas plantadas vão trazer benefícios para todos. “Vai ventar mais e trazer oxigênio”, disse. Já a aluna Ísis Kwany Alves da Silva, de 11 anos, lembrou que as árvores no futuro darão sombras, deixando o ambiente mais agradável. “Virei todos os dias aqui para molhar as plantas”, se comprometeu.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul. O evento de hoje contou a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Instituto Ação Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Projeto Verde Novo, Exército, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Comentários