25 de abril de 2024

Com obras de pavimentação asfáltica no Setor Pioneiro demanda uma decisão administrativa rápida do poder público sobre a rede de água existente no Setor Pioneiro.

Diante da situação polêmica da rede de água desse setor criada pelas administrações municipais, o problema está completando 32 anos sem solução. O munícipe senhor Francisco Pinto dos Santos/Diretor do Jornal O Porto, recentemente enviou 2 ofícios ao prefeito Adalto, datados de 20 e 22/06/2020, respectivamente, abordando se vai arrumar e fazer manutenção nos ramais que estão sendo cortados. O prefeito ainda não respondeu os ofícios. O senhor Francisco está aguardando com ansiedade a resposta do prefeito.

Esclarecimento:

– Rede de água implantada no setor pioneiro desde 1988 (32 anos), obra feita pela SANEMAT – Companhia de saneamento de água do Mato Grosso. Sendo o governador Carlos bezerra e o prefeito Edson Santos, de Alta Floresta. A obra foi feita dentro dos padrões nacionais de saneamento básico.

– Na época foi feito o reservatório apoiado de 500m³ no Setor Novo. A casinha de bombas/estação de tratamento. Esse reservatório e casinha de bombas, a prefeitura está usando até hoje.

– Por descuido das administrações municipais, das 35 ruas do Setor Pioneiro que foi colocada rede de água em 1988, só 5 ruas colocaram-se água e está funcionando (Rua Vinicius de Moraes (Antiga AV. Edson Arantes do Nascimento), Ivatuba, Imperatriz, Londrina e Caxias). Prova de que a rede é boa.

 – No decorrer dos anos algumas ruas no Setor Pioneiro receberam pavimentação asfáltica, bem como tubulação de tubos de cimento para coleta de águas pluviais. Com certeza, alguns ramais e canos de distribuição da água foram cortados (mas a administração pública não fez a manutenção dos ramais danificados –  mas em poucos lugares ocorreram a danificação. Cabe a administração municipal atual corrigir os erros das gestões anteriores até hoje. O gasto é mínimo.

– A obra de pavimentação asfáltica em andamento no setor  Pioneiro corresponde à 959,43 metros linear, e compreende a 7 (sete) ruas e Avenidas (Av. Jonas Pinheiro 118,07 m, Rua Japão 127,87 m, Rua Polônia 127,87 m, Av. Santos Dumont (2 Trechos) 287,34 m, Rua Aurora 137,13 m, Av. Monteiro Lobato 56,15 m, Rua Japurá 105 m).

E agora? Vai haver manutenção (consertos) dos ramais cortados ao tirar a terra ou vai deixar cortados e por terras em cima como fizeram outras gestões administrativas. Essa é a questão.

O bom seria o prefeito Adalto colocar água na rede, fazer os reparos onde precisar e resolver esse problema. Com isso, ganha o povo do setor e pontos positivos para o Executivo/Legislativo.

Nota: O Sr. Francisco Pinto dos santos, trabalhou na companhia de saneamento de água do Paraná SANEPAR por mais de 11 anos, ele chegou em Apiacás em 1985 e viu a obra da rede de água sendo executada no setor pioneiro. Por isso, em linhas gerais, é o único que bate duro sobre a utilização da rede de água existente, que tem vida útil para mais de 300 anos.       

Fonte: Jornal O Porto (27-06-20).

Comentários