19 de março de 2024

Chico Né está recuperando bem da cirurgia cardíaca

Neste mês de agosto Francisco Pinto dos Santos (popular Chico né) decidiu resolver um problema de saúde que vinha adiando por mais de 15 anos “cansaço excessivo ao realizar o mínimo de esforço”, sistema nervoso abalado, com isso pressão arterial subia e o desconforto respiratório estava tornando insuportável. Nos últimos anos e com uma frequência diária, água fria no corpo evitava a morte súbita. Com a água baixava a temperatura do corpo e a pressão arterial baixava. Sal, doce, bebida alcoólica, preocupações tudo era motivo para alterar o sistema. Até nas madrugadas o desconforto surgia. Água fria um santo remédio pois acalmava a tempestade do mal estar. Dormir recostado virou rotina.
“O impasse com o meu cardiologista Dr. Nilton de Alta Floresta durou por mais de 10 anos. O Doutor a cada 2 ou 3 anos recomendava exercícios físicos e perda de 10 a 15 quilos e com isso eu melhoria bastante a minha qualidade de vida. Eu nunca levei a sério a orientação e a vida sedentaria predominava e também não procurava outro médico e com isso a situação só agravava”.
Com esse relato alguma coisa precisava ser feito. Então achei por bem fazer um exame do pulmão” Espirometria” pra ver a força do pulmão. A consulta foi agendada pelo SUS em Cuiabá para primeiro de agosto. Fiz o exame e o pulmão estava bom. Então, Chico né partiu para fazer exames particulares do coração e consultar cardiologistas. Três exames básicos (Ecocardiograma, Angiotomografia e cateterismo) detectaram a necessidade de fazer com urgência a cirurgia de ponte de safena(Revascularização das coronárias).
Dia 03/08 a cardiologista Dra. Ezilaine do Nascimento Rosa medicou Chico Né e fez o encaminhamento via UPA para internação e realização da cirurgia via SUS. Os medicos cardiologistas do SUS acataram o pedido e dia 16/8 Chico Né foi internado no Hospital Geral. Dia 22/08 foi feito a Cirurgia de 5 pontes de safena (sendo 4 safenas e 1 mamária) pelo Dr. PAULO RUIZ LÚCIO DE LIMA com sua equipe de auxiliares. Chico né ficou dois dias na UTI (procedimento normal após cirurgia dessa complexidade). Dia 27/08 foi dado alta do Hospital e retorno para tirar os pontos e fazer avaliações está marcado para dia 03/09. Chico né está em Cuiabá na casa de uma sobrinha “Mari”. A esposa Zélia está com o Chico né.
Chico né passa bem e breve espera estar retornando para Apiacás. Agradece as orações/preces e palavras de conforto que recebeu de familiares e amigos. Parabeniza os médicos/equipes/hospitais que deram o atendimento especial que o caso requer, principalmente o Hospital Geral.
Agradeço a Deus nosso protetor maior.

Comentários