Neste mês de agosto Francisco Pinto dos Santos (popular Chico né) decidiu resolver um problema de saúde que vinha adiando por mais de 15 anos “cansaço excessivo ao realizar o mínimo de esforço”, sistema nervoso abalado, com isso pressão arterial subia e o desconforto respiratório estava tornando insuportável. Nos últimos anos e com uma frequência diária, água fria no corpo evitava a morte súbita. Com a água baixava a temperatura do corpo e a pressão arterial baixava. Sal, doce, bebida alcoólica, preocupações tudo era motivo para alterar o sistema. Até nas madrugadas o desconforto surgia. Água fria um santo remédio pois acalmava a tempestade do mal estar. Dormir recostado virou rotina.
“O impasse com o meu cardiologista Dr. Nilton de Alta Floresta durou por mais de 10 anos. O Doutor a cada 2 ou 3 anos recomendava exercícios físicos e perda de 10 a 15 quilos e com isso eu melhoria bastante a minha qualidade de vida. Eu nunca levei a sério a orientação e a vida sedentaria predominava e também não procurava outro médico e com isso a situação só agravava”.
Com esse relato alguma coisa precisava ser feito. Então achei por bem fazer um exame do pulmão” Espirometria” pra ver a força do pulmão. A consulta foi agendada pelo SUS em Cuiabá para primeiro de agosto. Fiz o exame e o pulmão estava bom. Então, Chico né partiu para fazer exames particulares do coração e consultar cardiologistas. Três exames básicos (Ecocardiograma, Angiotomografia e cateterismo) detectaram a necessidade de fazer com urgência a cirurgia de ponte de safena(Revascularização das coronárias).
Dia 03/08 a cardiologista Dra. Ezilaine do Nascimento Rosa medicou Chico Né e fez o encaminhamento via UPA para internação e realização da cirurgia via SUS. Os medicos cardiologistas do SUS acataram o pedido e dia 16/8 Chico Né foi internado no Hospital Geral. Dia 22/08 foi feito a Cirurgia de 5 pontes de safena (sendo 4 safenas e 1 mamária) pelo Dr. PAULO RUIZ LÚCIO DE LIMA com sua equipe de auxiliares. Chico né ficou dois dias na UTI (procedimento normal após cirurgia dessa complexidade). Dia 27/08 foi dado alta do Hospital e retorno para tirar os pontos e fazer avaliações está marcado para dia 03/09. Chico né está em Cuiabá na casa de uma sobrinha “Mari”. A esposa Zélia está com o Chico né.
Chico né passa bem e breve espera estar retornando para Apiacás. Agradece as orações/preces e palavras de conforto que recebeu de familiares e amigos. Parabeniza os médicos/equipes/hospitais que deram o atendimento especial que o caso requer, principalmente o Hospital Geral.
Agradeço a Deus nosso protetor maior.
Comentários