23 de abril de 2024

Bispo de Sinop autoriza retorno de missas presenciais no Nortão de forma limitada e com medidas de prevenção

O bispo diocesano em Sinop, Dom Canisio Klaus decidiu, hoje, que a Igreja Católica, nas 34 paróquias na região Norte, volta a ter, a partir desta sexta-feira ( 1º)  missas presenciais, “de forma limitada, organizada e gradual, respeitando sempre as orientações e exigências das autoridades superiores (decretos municipal e estadual). “Orientamos a começar com pequenos grupos de lideranças paroquiais, treinando-as para auxiliar na aplicação das regras de prevenção ao contágio e, em seguida, a abertura progressiva a comunidade”. Em Sinop, por exemplo, a prefeitura estabeleceu que as paróquias podem ter até 50% de ocupação.

A recomendação do bispo é que os católicos “utilizem máscaras de proteção, que as paróquias façam a utilização de materiais de higienização para as mãos. Evite-se o contato físico entre as pessoas, obedecendo distância mínima recomendada pelos decretos municipais”. Dom Canisio também reforça que a “comunhão seja recebida na mão” e as pessoas que estão “em, grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos) que evitem a participação nas missas” presenciais e podem continuar acompanhando as celebrações que são transmitidas pelas redes sociais das paróquias e emissoras de TV e rádio.

“Recordamos que o tempo de Deus é Cristo Jesus e a Igreja é seu corpo místico, formado de pedras vivas que são os fiéis. Portanto, pedimos que continuem firmes na oração em família, pois “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou no meio deles (Mt 18,20)”, acrescentou o bispo, em nota. É recomendado ainda que os ministros ordinários e extraordinários continuem atentos para atender espiritualmente os que estão em grupo de risco”.

O bispo acrescenta que a decisão segue “consenso dos bispos do Regional Oeste 2 da CNBB-MT em abrir gradualmente a possibilidade de celebrações de missas, desde que não firam as orientações e exigências das instituições superiores e, desde que se mantenha estável o quadro da pandemia do Covid-19 em nossa região”.

Desde o mês passado, seguindo as recomendações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a diocese Sagrado Coração de Jesus em Sinop decidiu pela suspensão das missas presenciais para evitar aglomerações e reforçar a prevenção a pandemia do Coronavírus. Grande parte das paróquia passou a ter missas com transmissão por redes sociais e os fiéis assistindo de suas casas.

Fonte: Só Noticias (28-04-20)

Comentários