28 de abril de 2024

Apiacás – cerimônia de posse do padre Valdecir dia 26 de fevereiro com a homilia do Bispo Diocesano Dom Canísio Klaus de Sinop

Após os 3 vídeos tem a matéria do Cerimonial de Posse passo a passo(conhecimentos importantes para recordar ou aprender), dados pessoais do padre e galeria de fotos da celebração. 

Leitura do Santo Evangelho feita pelo Padre Valdecir
Homilia realizada pelo Bispo Dom Canísio Klaus
Jornal O Porto entrevista o novo pároco de Apiacás Padre Valdecir

A cerimônia de posse ocorreu no Salão Paroquial às 19h30min do dia 26 de fevereiro de 2021. Mesmo com chuva os paroquianos prestigiaram o evento religioso da Paróquia Santa Cecília.

O Bispo Diocesano Dom Canísio Klaus se fez presente com outros padres da Diocese do Sagrado Coração de Jesus de Sinop. São eles:

  • Padre Davi – Coordenador diocesano de pastoral de Sinop;
  • Pároco padre Gervásio Freire da Silva – Paróquia Bom Pastor de Alta Floresta;
  • Vigário padre Euclides Ernesto Campos – Paróquia Santo Antônio de Paranaíta;
  • Pároco padre Thiago Silvestro – Paróquia Santo Antônio de Nova Monte Verde;
  • Pároco frei Gastone Pozzobon – Paróquia São Pedro de Nova Bandeirantes.

No Rito da Posse houve a leitura da Provisão(Decreto Diocesano nomeando o padre Valdecir para assumir a Paróquia Santa Cecília de Apiacás). Em seguida o Bispo fez entrega de paramentos(Símbolos) ao padre Valdecir:

  • ESTOLA ORNAMENTADA “é o símbolo do poder de governar espiritualmente os fiéis que, de agora em diante, estarão confiados ao teu zelo pastoral. Em virtude deste poder, entrego-te a cura da alma de todos os moradores desta Paróquia. Que Deus, Senhor e Pai, pela intercessão de Maria Santíssima, te guiem, te proteja e te abençoe neste sublime e edificante ministério Apostólico e Sacerdotal”;
  • Entrega de um Jarro com Água, símbolo do poder de regenerar as almas pelo batismo. “Recebe a água da regeneração, símbolo do poder de regenerar os filhos de Deus, pela água e pelo Espirito Santo. Toma, pois, posse da pia batismal, por meio do Santo Batismo, eleva os filhos desta terra à dignidade dos filhos de Deus e herdeiros do céu”;
  • Entrega a Chave do Tabernáculo, símbolo do poder de consagrar o Santíssimo Corpo e de conservá-lo no Tabernáculo. “Receba a chave do Sacrário como símbolo do poder sagrado sobre o Corpo de Deus. Sobe por isso os altares desta Paroquia, celebra aí o Sacrifício Eucarístico pelos vivos e falecidos, reparte as almas, pela Sagrada Comunhão, o Pão Vivo que desceu dos céus”;
  • Entrega a Estola Roxa, símbolo de perdoar os pecados. “Recebe a Estola, cor de penitência, como símbolo do teu poder de perdoar, em nome de Jesus Cristo, os pecados dos homens. Assume, pois, o ministério da penitência, onde Deus manifesta a sua infinita misericórdia, o sacerdote zela pelas almas.
  • Entrega a Bíblia Sagrada, símbolo do poder de ensinar, anunciando a todos a Palavra de Deus. “Recebe o Livro Sagrado, símbolo do poder sacerdotal de ensinar a todos. Use sempre a Bíblia, para cumprir o mandato de pregar a palavra de Deus, segundo o conselho apostólico: prega a Palavra de Deus, na caridade, em hora oportuna em qualquer tempo para a salvação das almas imortais”.

Em seguida houve a benção do Bispo ao Pároco padre Valdecir.

Na continuação do cerimonial o padre Valdecir proferiu a PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE.

PROFISSÃO DE FÉ

Eu Valdecir Paulo Martins, ao receber da Igreja a Missão de Pároco/Vigário Paroquial, desta Paróquia, confesso publicamente que creio em Deus Pai Criador, em Jesus Cristo Salvador, no Espírito Santo Santificador, na Santa Igreja Católica, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna.

Prometo guardar sempre a comunhão com a igreja de Cristo, tanto pelas palavras que eu proferir quanto pelo meu modo de agir.

Com o empenho de grande diligencia e fidelidade cumprirei os encargos a que estou obrigado com relação a Igreja Universal e a esta Diocese na qual sou chamado a servir, segundo as prescrições e orientações do Direito Canônico.

No exercício das funções que haverei de realizar em nome da Igreja, conservar-me-ei integro e transmitirei fielmente o deposito da fé, evitando qualquer heresia ou doutrina contraria a Tradição e ao Magistério, Guardarei, cumprirei e ensinarei a observância de todos as leis eclesiásticas.

Com obediência executarei o que for estabelecido pelos Pastores da Igreja como mestres da fé e fielmente prestarei auxilio ao Bispo Diocesano, afim de que a atividade apostólica a ser desenvolvida por mim e por meus colaboradores, nesta Paróquia, seja em nome da Igreja e em comunhão plena com a Igreja de Jesus Cristo.

Assim me ajude a Santíssima Trindade, a Bem-Aventurada Virgem Maria e estes Santos Evangelhos que agora toco com minhas mãos”. Amém!

A comentarista da Santa Missa a paroquiana Marli Horn em nome de todos os paroquianos procedeu uma mensagem de boas-vindas ao padre Valdecir.

“Caro Padre Valdecir

É com muita alegria que a nossa comunidade Paróquia Santa Cecília o recebe como pároco.

Seja muito bem-vindo! A partir de agora, entre nós, o Senhor será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Apresentar-se-á a Deus em nosso nome, oferecendo-Lhe nossas preces e voltará a nós para comunicar-nos o perdão de Deus e a esperança.

Nós te abraçamos e te recebemos com amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia.

Temos uma certeza: em tudo o que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como o fio condutor. Nessa perspectiva de fé queremos oferecer o nosso apoio e ajuda!

Caríssimo Padre Valdecir, os desafios são muitos; mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só. Como comunidade paroquial, carregaremos todos juntos a cruz que nos leva à alegria da ressurreição. Esta obra é de Deus! Somos apenas seus servos! E Ele só nos pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados.

 E que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que através das suas mãos ungidas, possa derramar as suas bênçãos em nosso meio.

Seja bem-vindo entre nós e conte sempre conosco Padre Valdecir. Agora esta é a sua comunidade!”

E por fim o padre Valdecir valeu-se do microfone e usou a palavra para agradecer a recepção a ele dispensada, bem como expôs um pouco do seu jeito de governar. Começa-se uma caminhada e ele espera com a ajuda de Deus, ter êxito em seus propósitos perante a comunidade apiacaense.

Dia 27/02/2021, o repórter do Jornal O Porto Sr. Francisco Santos procurou o padre Valdecir para colher informações da sua caminhada sacerdotal e inclusive da sua vida pessoal. Segue as informações:

  • Padre Valdecir Paulo Martins de 55 anos, natural de Alto Jequetiba-MG, teve sua ordenação em 15/07/2007. Apiacás é a 5ª Paróquia que ele passa a comandar. Ele veio de Manaus da área missionária Tarumã. A 1ª Paróquia que ele dirigiu foi a de Nova Canaã do Norte-MT, a 2ª foi de Alto Jequetiba-MG, a 3ª foi  de Bom Pastor Alta Floresta-MT e a 4ª Manaus(Tarumã).
  • Ele já prestou serviço missionários em Angola na África por 4 meses no ano de 2018. Seus pais já são falecidos. Ele é o 11º na ordem de nascimentos de seus 15 irmãos, sendo 11 homens e 4 mulheres.
  • Nas horas de folga gosta mesmo é de caminhar. Gosta de Futebol, mas para jogar. Não tem torcida para nenhum time.     

Segue Galeria de Fotos do Cerimonial de Posse: 

Comentários