19 de abril de 2024

20.07.21 – VOCÊ TEM FOME DE QUE? MP realiza escuta social para fortalecer política de segurança alimentar

Identificar formas de ampliação e aperfeiçoamento das ações e colher sugestões para o fortalecimento da política de segurança alimentar em Mato Grosso. Este é o objetivo de um evento promovido pelo Ministério Público Estadual que ocorrerá na próxima semana com a primeira escuta dos entes públicos e sociais, com atuação no Estado, envolvidos e interessados no combate à fome e à miséria. O encontro será realizado por meio da plataforma Teams, a partir das 9h, no dia 29 de julho. Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail caodireitoshumanos@mpmt.mp.br.

Os trabalhos serão coordenados pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do MPMT. Segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), são 19 milhões de brasileiros em situação de fome no Brasil,. A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que são 9 milhões de pessoas a mais nessa condição.

Quantas famílias estão em situação de miséria/insegurança alimentar em Mato Grosso? Quais ações são necessárias para garantir que todas as famílias que necessitam sejam atendidas com a regularidade adequada para garantir segurança alimentar e nutricional? Quais iniciativas, públicas ou privadas, que estejam atuando com êxito, poderiam ser replicadas para maximizar os resultados? E quais os melhores caminhos para que as entidades civis e públicas possam agir em conjunto para melhorar o atendimento das pessoas em insegurança alimentar? Esses são alguns dos questionamentos lançados pelos organizadores do encontro para reflexão e compartilhamento de experiências.

Comentários